Capacitação
04/02/2013
Pronatec abre inscrições para 15 cursos profissionalizantes
A Prefeitura abre no período de 18 a 22 de fevereiro as inscrições para os cursos oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em São José dos Campos.

Serão oferecidos 15 cursos gratuitos do Senai e Senac somente para famílias inseridas no programa Bolsa Família, em diferentes dias e horários, para pessoas da faixa etária de 16 a 59 anos.

As inscrições poderão ser feitas em dez unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social, distribuídas por todas as regiões da cidade. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os documentos pessoais e o comprovante de endereço.

Os cursos do Senai terão início a partir do dia 4 de março e os do Senac em 11 de março, nas instalações dessas entidades. Os alunos receberão vale-transporte e vale-alimentação.

Os cursos do Senai oferecidos são: Desenhista Mecânico, Lubrificador Industrial, Auxiliar Administrativo, Eletricista Industrial, Montador de Painéis Elétricos, Torneio Mecânico, Operador de Fresadora com Comando Numérico Computadorizado, Traçador de Caldeiraria.

Os cursos do Senac são: Operador de Computador, Auxiliar de Cozinha, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Pizzaiolo, Auxiliar de Recursos Humanos, Cuidador de Idosos, Recepcionista de Eventos.

O Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira.

O programa integra o Plano Brasil Sem Miséria, oferecendo cursos de qualificação profissional custeados pelo Governo Federal e ministrados por instituições de reconhecida competência, com a finalidade de melhorar as perspectivas da população de baixa renda para as oportunidades de trabalho disponíveis.

Locais de Inscrições/Unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social

Centro de Referência da Assistência Social (Cras) - Vila Industrial
Praça José Molina, s/nº - Centro Comunitário da Vila Industrial

Centro de Referência da Assistência Social (Cras) - Eugênio de Melo