Leitura
19/11/2012
Imagem da fachado do prédio onde a biblioteca vai funcionar em Eugênio de Melo
A biblioteca vai funcionar no prédio reformado da antiga "Empreza de Força e Luz, no distrito de Eugênio de Melo

Eugênio de Melo ganha biblioteca distrital Helena Molina
O distrito de Eugênio de Melo, em São José dos Campos, ganha nesta quinta-feira (22), a partir das 9h, um novo espaço dedicado à leitura: a Biblioteca Distrital Helena Molina (Praça Emília Molina), que será inaugurada pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

A biblioteca vai funcionar no prédio, que abrigava a antiga “Empreza de Força e Luz” do distrito. O edifício passou por uma restauração, que manteve suas características originais. O trabalho de recuperação promoveu ainda intervenções no telhado caixilharia, pisos e revestimentos.

Um prédio anexo, com 120 metros quadrados, foi construído, ampliando a área que ficou com 261 metros quadrados. “Foi executada a pintura, recomposição da fachada, reparos no telhado, portas e janelas. A construção de uma nova parte foi necessária para que a biblioteca ficasse mais espaçosa”, explicou o engenheiro Vitor Chuster, diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, da FCCR.

O acervo da biblioteca, que funcionava na Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela, será transferido para o novo espaço. Como todas as bibliotecas da FCCR, a Helena Molina, além de um vasto acervo de livros, também terá o Espaço.com (internet gratuita), uma sala para leitura e outra para pesquisas e ainda uma área dedicada ao público infantil, bastante colorida e com mesas adaptadas para os pequenos.

Cadastro

Aqueles que quiserem levar os livros para casa terão que se cadastrar para a obtenção da carteirinha de leitor. Para isso, é necessário apresentar o documento de identidade, comprovante de endereço e uma foto 3x4.

História

A “Empreza de Força e Luz” foi fundada entre 1923 e 1928. O espaço foi utilizado como escola de 1ª a 4ª séries até 1952, tornando-se, posteriormente, posto médico e sede do Eugênio de Melo Esporte Clube. Em 1994, por meio de pedido da comunidade, encaminhado à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e à presidência do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico (Comphac), o prédio foi tombado e declarado como bem de preservação.

Outras informações sobre s biblioteca pelo telefone (12) 3905-3001.

Leia mais notícias: Fundação Cultural Cassiano Ricardo