Animais de estimação
24/05/2012
Centro de Controle de Zoonoses realiza feira de adoção de cães

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (26), das 9 às 15h, uma Feira de Adoção de Animais e vacinação antirrábica em cães e gatos. O evento será na sede do CCZ (Rua George Willians, 581 - Parque Industrial). Serão colocados 30 animais para adoção, entre adultos e filhotes. Os animais adultos estão vacinados e castrados.

A maior parte dos animais está em um canil construído neste ano no CCZ para abrigar 250 cães e 30 gatos, com possibilidade de ampliação caso seja necessário.

Além da feira de adoção, será montado no local um posto de vacinação contra a raiva. Todos os animais sadios a partir de três meses de idade devem ser imunizados. A vacina é segura e não oferece risco. Como medida de segurança, a recomendação é para que os animais sejam conduzidos com coleira ou guia e levados por uma pessoa adulta. Os proprietários de animais já imunizados devem levar as cadernetas de vacinação dos animais.

A raiva é uma doença infecciosa aguda que depois de instalada é sempre fatal. Ela é causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução.

A Prefeitura de São José Campos defende a posse responsável para quem adquire um bicho de estimação. A principal orientação é que eles nunca sejam abandonados pelos donos. Entre as obrigações dos donos estão:

- cuidar para que os animais sejam vacinados e vermifugados;
- cuidar para que eles fiquem bem alimentados, guardados e protegidos em suas residências;
- manter o local adequadamente limpo;
- quando levá-los para passear, manter o animal na guia e recolher suas fezes para destinação adequada e;
- evitar que os animais tenham crias indesejadas.

Leia mais notícias: Secretaria Municipal de Saúde