Copa América
23/08/2011
O goleiro Tiago, que atuava na Rússia, defende o São José Futsal desde julho

Tiago é convocado para a Seleção Brasileira de Futsal

O goleiro Tiago, que atua no São José Futsal desde julho, foi convocado na segunda-feira (22) para integrar a seleção Brasileira. Ele será um dos atletas que disputarão a sexta edição da Copa América de Futsal entre os dias 12 e 17 de setembro, na Argentina. A seleção vai em busca do quinto título da competição. Tiago estava na Rússia e voltou ao Brasil para representar a equipe joseense no Campeonato Estadual e na Liga Nacional.

Com 14 convocados, a seleção terá atletas que estão atuando em clubes nacionais. O grupo se apresenta no dia 11 de setembro, data do embarque para Buenos Aires. “Não poderemos contar com os jogadores que atuam nos clubes do exterior, uma vez que esta Copa América terá um caráter diferente das demais: não servirá como classificatória para a Copa do Mundo de Futsal da Fifa de 2012. Teremos um grupo forte e buscaremos manter a hegemonia do continente”, destacou o supervisor de seleções da CBFS, Reinaldo Simões.

A competição será disputada por nove seleções, divididas em três grupos. Os países jogarão contra os rivais de suas chaves, em turno único, classificando-se os primeiros colocados de cada grupo para as semifinais, que ocorrerão no dia 16 de setembro, complementadas pela melhor seleção dentre as que ficarem em segundo lugar em suas chaves.

O Brasil está no grupo B, juntamente com Colômbia e Bolívia, contra quem os hexacampeões mundiais estrearão no dia 12 de setembro. O duelo contra os colombianos será no dia 14 de setembro. Nas demais chaves, Argentina, Chile e Peru, compõem o grupo A, enquanto Paraguai, Uruguai e Venezuela fazem parte da chave C.

O Brasil venceu as edições de 92, 96, 2000 e 2008 da Copa América de Futsal. A única vez que o título não ficou com os brasileiros foi em 2003, quando os argentinos levaram a melhor e interromperam a sequência vitoriosa, em Assunção, no Paraguai.

O time de futsal masculino é mantido pela Prefeitura e Vale Sul Shopping (por meio da Lei de Incentivo Fiscal - LIF) e tem como parceiras as empresas Century, Bluval e Unimed.