Apoio Social de São José vira referência para cidade da região
Atualizado em 21/01/2021 - 16:00
Testagem da população de rua para a Covid-19. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 21-05-2020
O Apoio Social funciona 24 horas, todos os dias da semana, fazendo abordagens e prestando assistência à população de rua - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, recebeu a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social de Paraibuna na última quarta-feira (20). O motivo da visita foi conhecer os trabalhos realizados pela assistência social de São José, sobretudo a atuação da equipe de Apoio Social com as pessoas em situação de rua.

Para o secretário de Paraibuna, Diego Luiz, a troca de experiências é fundamental. “Somos cidades vizinhas, precisamos um ajudar o outro neste trabalho.”

De acordo com ele, o que mais chamou a atenção foi a organização, a estrutura, além do conhecimento que a equipe técnica possui. “São José tem muito a ensinar para as outras cidades e a contribuir.”

Durante a demonstração do trabalho, foi apresentado aos representantes um relatório que reúne todas as ações da pasta, incluindo resultados. Ainda nesta ocasião, as equipes de ambos os municípios discutiram sobre a política de assistência social e trocaram sugestões. Em seguida, os profissionais visitaram o Centro Pop e abrigos de população de rua da cidade.

Gislaine Sara de Azevedo, assistente social há 20 anos, que atualmente atua como coordenadora de projetos e programas de Paraibuna, diz que está em busca de melhorar o trabalho realizado em Paraibuna.

Embora a cidade possua uma população significativamente menor se comparada a São José dos Campos, as pessoas em situação de rua também são um desafio para o município. Desta forma, a equipe acredita que oferecer um serviço cada vez mais qualificado será a melhor forma auxiliar este público na construção de um novo projeto de vida.

“A inovação e o trabalho em parceria que a equipe está fazendo em São José são muito importantes. Quero levar essa experiência para a nossa cidade”, concluiu Gislaine.

Apoio Social

O Apoio Social funciona 24 horas, todos os dias da semana, fazendo abordagens e prestando assistência à população de rua.

Ao todo, o serviço conta atualmente com 48 educadores, 10 assistentes sociais, 2 psicólogos, além dos 10 profissionais de saúde (enfermeiros) integrados recentemente para oferecer também uma abordagem de saúde.

Doze kombis, 20 tablets, juntamente com um sistema criado para inserção dos dados das pessoas abordadas, também compõem a estrutura do serviço.

Para acionar o Apoio Social e ajudar quem está em situação de rua, a população deve ligar para o 153.

No Centro Pop, localizado ao lado do terminal intermunicipal, eles contam com chuveiro, área de alimentação, salas para oficinas e atendimento realizados pelos profissionais da assistência social.
Neste espaço, a equipe avalia a necessidade do atendido e pode encaminhá-lo para o abrigo, para a própria família ou até mesmo para a cidade de origem por meio do recâmbio, caso não seja de São José.

Abrigos

Atualmente, o município conta com 285 vagas, divididas em abrigos masculinos (contam com gatil e canil), feminino e LGBT, famílias e indivíduo, bem como o abrigo AVD destinado a pessoas com dificuldades em atividades de vida diária.

Nas unidades de acolhimento eles recebem 4 refeições, podem pernoitar e contam com atendimento e acompanhamento psicossocial, além de terem a oportunidade de participar de oficinas socioeducativas. Eles também podem optar pelo tratamento da dependência química em comunidades terapêuticas, tendo em vista que esta patologia é recorrente na população de rua.