Meu Pet Feliz: programa de castrações retoma no dia 20
Atualizado em 13/01/2021 - 16:58
Programa Meu Pet Feliz - Castrações no centro cirúrgico do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 13-02-2020
As cirurgias de gatos e cães serão realizadas no CCZ e nas clínicas veterinárias credenciadas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, retoma no dia 20 de janeiro as atividades do Programa Meu Pet Feliz, com cerca de 150 cirurgias por dia sendo realizadas no centro cirúrgico do CCZ e nas clínicas veterinárias credenciadas.

Os tutores com animais inscritos na 8ª fase do programa e nas etapas anteriores que aguardam pela cirurgia estão sendo convocados através do e-mail cadastrado e SMS, para que seus animais sejam castrados nos dias 20, 21, 27 e 28 de janeiro.

Todas as medidas de segurança e higiene preventivas à pandemia de covid-19 estão sendo tomadas pelo CCZ, como a obrigatoriedade do uso de máscaras por funcionários e tutores, distanciamento de 2 metros de cada munícipe e higienização das mãos a cada etapa do processo (documentos, pesagem, entre outros).

Os voluntários da proteção animal cadastrados no CCZ também estarão contemplados nestas datas na retomada das castrações dos animais abrigados ou supervisionados por eles.

Após esta fase de castrações, o CCZ prevê a abertura de uma nova etapa de inscrições gratuitas pelo site da Prefeitura, porém, sem uma data ainda definida.

Desde seu lançamento, em agosto de 2018, o Programa Meu Pet Feliz já castrou 7.157 animais domésticos, sendo 5.473 da espécie canina (3.551 fêmeas e 1.932 machos) e 1.671 da espécie felina (1.023 fêmeas e 651 machos).

O Meu Pet Feliz é um programa permanente e tem como objetivo estimular a saúde e o bem estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável. Além da castração gratuita, o programa faz a microchipagem para identificação destes animais, minimizando abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.