Saúde pública de São José tem aprovação de 70% dos moradores
11/01/2021 16:28
UPA Novo Horizonte
O serviço público de saúde de São José é o mais bem avaliado entre as 10 maiores cidades paulistas, segundo a Indisat - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A saúde pública de São José dos Campos continua na liderança do ranking das 10 maiores cidades de São Paulo, segundo pesquisa realizada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) no quarto trimestre de 2020.

A cidade voltou a obter Grau Médio de Satisfação em Saúde Pública, com 594 pontos, 11 a mais que a pesquisa anterior, realizada no terceiro trimestre do ano passado. Foram ouvidos 600 munícipes.

O índice de aprovação positiva foi de 70%, entre regular (35%), boa (29%) e ótima (6%). Do total de entrevistados, 17% classificaram os serviços como ruins e 13% disseram ser péssimos. A segunda colocada, São Bernardo do Campo, também alcançou grau médio de satisfação, com 536 pontos.

O índice de satisfação é resultado de um cálculo exclusivo realizado pela Indsat, que leva em conta os critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.

Em relação à primeira pesquisa, realizada no quarto trimestre de 2016, a avaliação da saúde pública de São José dos Campos subiu 145 pontos. O resultado do último trimestre de 2020 foi o melhor índice alcançado por São José dos Campos desde o início das pesquisas.

Depois da segunda colocada São Bernardo, Santo André aparece na terceira posição com 467 pontos; Ribeirão Preto em quarto com 445; Osasco em quinto com 449 e Campinas em sexto com 445, todos com baixo grau de satisfação na área da saúde.

As pesquisas da Indsat são realizadas de 3 em 3 meses e avaliam 16 serviços públicos das principais cidades paulistas, como educação, saúde, segurança, transporte, coleta de Lixo, qualidade da água, abastecimento de água, iluminação, trânsito, cultura, asfalto, geração de emprego, qualidade de vida, guarda municipal, merenda escolar e limpeza pública.

Avaliação da saúde pública

Ótima – 6%