Padrinhos afetivos terão encontro virtual com futuros afilhados
20/11/2020 11:35
Apoio Social ao Cidadão
O programa de Apadrinhamento Afetivo em São José dos Campos é coordenado pela Vara da Infância e Juventude e conta com a parceria da Prefeitura - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

No próximo sábado (21), a Prefeitura de São José dos Campos e a Vara da Infância e da Juventude promovem o segundo encontro virtual entre padrinhos e afilhados afetivos. O objetivo é proporcionar um momento de aproximação entre ambos e identificar afinidades para dar prosseguimento às próximas etapas do programa.

Além dos sete padrinhos, uma criança e dois adolescentes com o perfil do programa, participarão desta interação online técnicos da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, assim como da equipe do Instituto Fazendo História, entidade responsável por capacitar municípios do Estado de São Paulo ao programa de Apadrinhamento Afetivo.

O encontro lúdico será dividido em três momentos: na primeira, o Instituto, que é quem coordena as reuniões, conversa com as crianças e explica sobre o programa. Na sequência, padrinhos e afilhados começam a interagir e as crianças têm a oportunidade de fazer perguntas. Para finalizar, todos passam as respectivas impressões às equipes de profissionais e informam com quais padrinhos ou afilhados se identificaram.

Identificadas as afinidades, as equipes responsáveis darão início ao pareamento padrinho/afilhado que vai ocorrer presencialmente, dentro do próprio abrigo para que em seguida, os padrinhos já possam levar as crianças e jovens para casa nos fins de semana ou agendar atividades em conjunto.

Formação

Para se tornarem padrinhos afetivos, os candidatos passaram por um processo de formação que começou em abril. Todas as reuniões foram feitas pela internet em por conta da pandemia da covid-19.

Nelas, os candidatos a padrinho foram orientados sobre os objetivos e critérios do program, além de tirar dúvidas sobre o programa.

Inscrições

As inscrições para o programa foram realizadas em março e apresentaram um número expressivo. Cerca de 140 pessoas se inscreveram e 23 concluíram o curso de formação e estão qualificados para se tornarem padrinhos, de acordo com a disponibilidade de crianças nos abrigos.

O programa

Iniciado em São José dos Campos em 2017, o programa de apadrinhamento afetivo é coordenado pela Vara da Infância e da Juventude. Em 2020, o órgão passou a contar com a parceria da Prefeitura de São José dos Campos, bem como do Instituto Fazendo História, para auxiliar nas etapas de seleção e formação dos padrinhos.

Essa união de esforços facilitou o processo de inscrição, trouxe mais publicidade ao programa, ampliando as chances das crianças e dos adolescentes de receberem a atenção e o carinho dos padrinhos escolhidos.