São José conclui pista de mountain bike
Atualizado em 16/11/2020 - 15:15
Teste na Pista de Mountain Bike - Cross Country Olímpico no Parque Alberto Simões na região norte. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 20-06-2020
As atividades que podem ser realizadas atualmente são: mountain bike, pista de skate, corrida e caminhada - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Luiz Fischer
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Prefeitura de São José dos Campos finalizou as obras de revitalização pista de mountain bike - cross country olímpico, no Parque Alberto Simões, na região norte da cidade.

A pista paralela que existe no local foi reformada deixando o traçado ainda mais radical, porém mais seguro aos ciclistas.

O novo traçado inclui Rock Garden (Jardim de Pedra), ponte de passagem para evitar cruzamento das pistas, vários pontos de single track (faixa única) e subidas técnicas.

Devido à pandemia da covid-19, o Parque Alberto Simões funciona de terça a domingo e feriados, das 7h às 18h. As atividades de tirolesa, escalada e arborismo estão suspensas por tempo indeterminado.

As atividades que podem ser realizadas atualmente são: mountain bike, pista de skate, corrida e caminhada.

Não há restrição de idade ou necessidade de cadastro para uso do Bike Park. É obrigatório o uso de equipamento de segurança, como calçado fechado e capacete, luvas, cotoveleiras e joelheiras. Todos devem usar máscaras.

Crianças menores de 10 anos de idade precisam estar acompanhadas pelos pais e também assinar autorização.

Teste

Um grupo de ciclistas realizou em junho um teste na pista de mountain bike - cross country olímpico. A Prefeitura autorizou a ida dos ciclistas ao local para que avaliassem as mudanças e testassem na prática os novos trechos.

Morador do Jardim Estoril, na região sul, Fabiano Carneiro, 41 anos, aprovou a revitalização. “Andei na pista quando ela inaugurou. Agora ficou demais, bem próxima das pistas radicais que encontramos em outros locais. Vai ser uma ótima opção para os ciclistas de São José”, disse.

“As rampas de madeira, os dropes no meio da pista e o tamanho foram o que mais me chamou a atenção”, completou Carneiro, que é ciclista desde a infância.

Quem também participou do teste foi Leandro Santiago Ramires, 40 anos. Morador de São Paulo, ele está sempre em São José. “O nível técnico melhorou bastante e está acessível para vários níveis de bike, justamente para promover a evolução", afirmou.

"O maior legado que está ficando na pista é a evolução de rampa, parede, plataforma. Acredito que vai subir o nível da galera.”

Parque Alberto Simões

O Parque Alberto Simões conta ainda com Skate Park (pista para skate, BMX street e patins in line), duas tirolesas, paredão de escalada e estrutura para arborismo, além de circuito para caminhada e playground para crianças. A unidade tem também uma academia ao ar livre para adultos, com 10 aparelhos, e outra destinada às crianças.