Drive-thru agiliza a aplicação da vacina e agrada os idosos
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
3º Dia da Campanha de Vacinação contra a influenza no estacionamento do Center Vale Shopping e no prédio da Igreja da Cidade na Vila Betânia ( “drive-thru” ). Foto: Claudio Vieira/PMSJC 30-03-2020
Cerca de 4 mil pessoas com mais de 60 anos foram imunizadas dentro do carro em 4 pontos de drive thru - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Criado para diminuir o tempo de permanência dos idosos nos postos de vacinação contra a influenza e evitar os riscos de transmissão do coronavírus, o drive-thru ganhou a simpatia popular em São José dos Campos.

Nesta segunda-feira (30), 4.000 pessoas com mais de 60 anos foram imunizadas dentro do carro em 4 pontos, que funcionaram no Cefe (Santana), na UBS da rua Coronel Monteiro (Centro 1), no Center Vale Shopping (Jardim Oswaldo Cruz) e no prédio da Igreja da Cidade na avenida José Longo (Vila Betânia).

No total a Prefeitura aplicou 18 mil doses em todos os 47 locais espalhados pela cidade: 40 UBSs, 4 Casas do Idoso e 3 postos volantes. Além dos idosos, foram vacinados os profissionais da área da saúde e das forças de segurança.

Benedito Celso Rodrigues Cabral, de 64 anos, compareceu ao prédio da Igreja da Cidade para se imunizar contra o vírus da gripe. O morador do Parque Industrial elogiou o atendimento pelo drive-thru. “Tem que dar os parabéns para os profissionais da saúde e para a Prefeitura.”

Outra pessoa que aprovou a nova modalidade foi Miguel de Oliveira Garcia, de 80 anos, que mora no Residencial Flamboyant. “Vocês são anjos de Deus cuidando de nós.”

Em São José, 67 mil pessoas foram vacinadas em 3 dias de campanha, que começou no dia 23 e vai até 22 de maio. Nesta primeira fase, estão sendo imunizados os idosos e profissionais da saúde e das forças de segurança.

As doses estão temporariamente esgotadas, mas a vacinação será retomada assim que o Governo Federal enviar novos lotes para o Estado repassar aos municípios. Não há previsão de data para as próximas remessas.