Bilhete Único: passe comum, VT e PCD estão liberados para uso
Atualizado em 22/03/2023 - 10:02
Transporte Coletivo 23 02 2018
Apenas os cartões de estudantes e idosos estão com restrições - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que os cartões do Bilhete Único de Passe Comum, Vale Transporte e PCD (Pessoa com deficiência) estão liberados e funcionando normalmente.

Devido à pandemia do novo coronavírus, apenas os cartões de estudantes e idosos estão bloqueados por tempo indeterminado. Os idosos podem utilizá-lo se estiverem se deslocando para a vacinação contra a Influenza e outros tratamentos de saúde, além do acesso a programas sociais e de benefícios.

Desde a última quarta-feira (25), o serviço de transporte público do município está operando nos dias úteis com a tabela horária de sábado. A ação foi acordada entre a Prefeitura, as empresas que operam o serviço e o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba (veja o comunicado oficial aqui).

Para ampliar a segurança e garantir a saúde dos passageiros e dos trabalhadores do sistema de transporte, vale ressaltar que todos os veículos do serviço já passavam por limpeza diária antes da pandemia e, atualmente, as empresas que operam o transporte público da cidade reforçaram a higienização dos veículos, com a disponibilização de álcool em gel e limpezas extras com solução bactericida.

Além da higienização dos veículos e passageiros, outra importante recomendação é que as janelas permaneçam abertas para a circulação do ar. Todas as linhas com os respectivos itinerários podem ser consultados na página ônibus ou no aplicativo Ônibus na Hora.

A Prefeitura, juntamente com as empresas de ônibus e o sindicato, irá acompanhar a alteração na operação para garantir o serviço à população.

São José na luta contra o Coronavírus

Na segunda-feira (23), a Prefeitura publicou um novo decreto com mais restrições para combater a pandemia do novo coronavírus. As ações, no âmbito do município, regulamentam o estado de calamidade pública, já declarados pelos governos Federal e Estadual.

Serviços essenciais nas áreas de saúde, assistência social, segurança pública, manutenção da cidade e mobilidade urbanas estão mantidos.