Centro Dia e atendimento domiciliar vacinam idosos em casa
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Apoio Social ao Cidadão
Um grupo de 280 idosos será beneficiado pela medida, sem precisar sair de casa - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Idosos que integram os serviços do Centro Dia e Atendimento domiciliar das quatro unidades das Casas do Idoso de São José dos Campos estão recebendo as doses da vacina contra a influenza (H1N1) sem precisar sair de casa.

As equipes de saúde das Casas do Idoso estão aplicando a vacina em domicílio para evitar que idosos, especialmente aqueles com saúde mais sensível, precisem sair de casa quando a vacinação for retomada.

Para eles foram reservadas 280 doses, o que contempla o total de beneficiados por ambos os serviços.

Zelo

Tradicionalmente, a vacinação dos idosos do Centro Dia é feita na própria Casa do Idoso, tendo em vista que já passam o dia todo na instituição. Com a suspensão das atividades no última segunda-feira (23), a vacinação em domicílio foi adotada, visando preservar o confinamento deste público, considerado de risco à infecção do Coronavírus.
Os idosos atendidos em domicílio pelos profissionais da Casa do Idoso, já são habitualmente vacinados em casa.

Proteção

Até o momento, mais de 100 idosos já foram imunizados em domicílio pelas equipes da Casa do Idoso. A previsão é que todos os atendidos pelos serviços já estejam vacinados até sexta-feira (26).

Serviços

A utilização dos serviços do Centro Dia depende de avaliação socioassistencial feita pelos Creas, onde são priorizadas situações de violação de direitos, isolamento social e sobrecarga do cuidador. Para o atendimento domiciliar a avaliação e indicação é feita pelos Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Também neste caso, são considerados critérios de vulnerabilidade social.

Campanha

A campanha de vacinação contra os vírus de influenza começou na última segunda-feira (23) e já imunizou 49 mil pessoas entre idosos e profissionais de saúde.

Devido à conscientização da população sobre a importância de proteger, especialmente os idosos contra essas infecções, o primeiro lote de vacinas enviado ao município esgotou no primeiro dia. Dois dias depois, a cidade recebeu um novo lote que também já chegou ao fim.

A expectativa é de que uma nova remessa seja enviada no início da próxima semana para que o município possa dar prosseguimento a campanha, que termina em 22 de maio.
A vacinação dos integrantes do demais grupos de risco será dividida em outras duas etapas. No dia 16 de abril, começam a ser imunizados os professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, integrantes das forças de segurança e salvamento.

São José conta com 45 postos de vacinação, que vão funcionar em todas as 40 Unidades Básicas de Saúde, nos 4 núcleos da Casa do Idoso e no posto volante do Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana (região norte).


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×