Prefeitura intensifica limpeza e higienização em pontos de ônibus
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Limpeza nos pontos de ônibus. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 26-03-2020
A limpeza atinge todos os pontos de ônibus da cidade com prioridade para os que atendem o maior número de usuários e que ficam próximos a unidades de saúde - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Urbam

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Urbam (Urbanizadora Municipal) e da Secretaria de Mobilidade Urbana, intensificou a higienização dos pontos de ônibus da cidade e nesta segunda-feira (26), iniciou a desinfecção com um produto que tem efeito residual de pelo menos cinco dias à base de quaternário de amônio da quinta geração.

Este produto também é usado no combate a esta pandemia na China. As equipes que atuam no serviço foram capacitadas para realizarem a atividade e todos os funcionários estão devidamente protegidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

A ação para desinfetar os pontos foi iniciada na Avenida Andrômeda e no Jardim das Indústrias. Ao todo, sete equipes estão atendendo os pontos de ônibus de todas as regiões da cidade com prioridade inicial para os que atendem o maior número de usuários e que ficam próximos a hospitais, UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e outros serviços essenciais.

O objetivo é proteger os usuários do transporte público contra o novo coronavírus e evitar a propagação da doença.

Limpeza e higienização

Paralelo à aplicação do produto desinfetante, os demais serviços regulares de limpeza, lavagem e manutenção das paradas de pontos de ônibus continuam a ser feitos normalmente, com água pressurizada e produtos eficazes para lavar e higienizar adequadamente o piso, estruturas, corrimãos, assentos, vidros e lixeiras.

Já receberam a limpeza, por exemplo, pontos da Rua Saigiro Nakamura (Hospital Municipal), Av. João Guilhermino (Praça Kennedy), Av. João Marson, Av. Sebastião Gualberto, Av. Jorge Zarur, Praça Afonso Pena, Av. Barão do Rio Branco, Av. Lineu de Moura e Avenida Anchieta.

De acordo com a programação, as equipes da Prefeitura irão realizar a limpeza de pontos na Avenida Cidade Jardim, Av. São João, Av. Nove de Julho e Avenida Heitor Villa Lobos. Esta é mais uma ação da Prefeitura na luta contra o novo coronavírus.

Para ampliar a segurança e garantir a saúde dos passageiros e dos trabalhadores do sistema de transporte, vale ressaltar que todos os veículos do serviço já passavam por limpeza diária antes da pandemia e, atualmente, as empresas que operam o transporte público da cidade reforçaram a higienização dos veículos, com a disponibilização de álcool em gel e limpezas extras com solução bactericida.

Além da higienização dos veículos e passageiros, outra importante recomendação é que as janelas permaneçam abertas para a circulação do ar. Todas as linhas com os respectivos itinerários podem ser consultados no site da Prefeitura ou no aplicativo Ônibus na Hora.

Alteração na operação do transporte público

Devido à pandemia do novo coronavírus, nesta quarta-feira (25), o serviço de transporte público do município passou a operar com a tabela horária de sábado nos dias úteis. A ação foi acordada entre a atual Administração Municipal, as empresas que operam o serviço e o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba.

São José na luta contra o Coronavírus

Nesta segunda-feira (23), a Prefeitura publicou um novo decreto com mais restrições para combater a pandemia do novo coronavírus. As ações, no âmbito do município, regulamentam o estado de calamidade pública, já declarados pelos governos Federal e Estadual.

Serviços essenciais nas áreas de saúde, assistência social, segurança pública, manutenção da cidade e mobilidade urbanas estão mantidos.

---------------------------

Colaborou: Rodrigo Ribeiro/Semob/PMSJC