Entrega de refeições em domicílio leva alegria para idosos
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Apoio Social ao Cidadão
A alimentação em domicílio será mantida enquanto durar a suspensão do serviço nas unidades da Casa do Idoso, como forma de auxiliar as famílias nos cuidados com os atendidos pelo serviço - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Sorrisos, nostalgia e emoção vem marcando a entrega da alimentação em domicílio aos idosos que integram o Centro Dia – serviço que acolhe idosos semi dependentes nas quatro unidades da Casa do Idoso.

Para Francisco da Silva, de 72 anos, atendido na Casa do Idoso Leste, a sensação foi de surpresa “Não esperava e fiquei muito feliz em ver eles aqui”.”Sobre o período de confinamento, ele diz estar tranquilo e seguindo a recomendações dos órgãos de saúde. Porém, não escondeu a saudade que sente da Casa do Idoso. “Quero que tudo isso acabe logo para voltar pra lá”.

Fernanda Silva, 37 anos, filha do senhor Francisco afirma que as refeições entregues têm ajudado bastante no dia a dia da família. “Como a alimentação dele é diferenciada, acaba demorando mais para fazer dois tipos de comida. Agora com as crianças também em casa, preciso dividir a atenção. A entrega dos alimentos facilita muito”.

Segundo a dona de casa, ele não vê a hora de voltar para Casa do Idoso. E quando a equipe chega para levar as refeições ele fica feliz, mata a saudade “no primeiro dia, a surpresa foi tanta que ele quase veio correndo com o andador”.

Desde segunda-feira (23), as equipes das 4 unidades das Casas do Idoso entregam diariamente 160 kits de alimentação, contemplando todos os idosos atendidos pelo Centro Dia.

Alimento para a alma

“Para nós que temos o compromisso de cuidar da pessoa idosa é um privilégio ter a oportunidade levar esse cuidado e carinho pra eles. Sem contar a gratidão que vem deles e das famílias”.

O relato da assistente social, Alinete Brito Cavalcante, de 57 anos, que integra a equipe da Casa do Idoso Leste, resume o sentimento dos profissionais durante as entregas em domicílio.

Para ela, tão importante quando o alimento, é que eles sintam a mobilização da equipe para cuidar deles.

Delivery de carinho

De segunda a sexta-feira, cerca de 30 profissionais se reúnem para levar as refeições. Com disposição e sorriso no rosto, eles saem, pontualmente às 11h para fazer as entregas.

As vans que antes eram utilizadas para buscar e levar os idosos do Centro Dia em casa, agora dedicam-se a levar aos idosos um cuidado afetivo, mesmo que a distância, durante o tempo de confinamento.

A alimentação em domicílio será mantida enquanto durar a suspensão do serviço nas unidades da Casa do Idoso, como forma de auxiliar as famílias nos cuidados com os atendidos pelo serviço.

Proteção

A suspensão das atividades, assim como dos serviços realizados nas unidades leste, sul, centro e norte, das Casas do Idoso é uma das ações de prevenção e proteção à saúde e bem-estar de pessoas com mais de 60 anos, consideradas como população de risco ao vírus Covid-19.

A medida municipal vai ao encontro dos esforços nacionais para prevenção e controle da proliferação do Coronavírus no país.

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×