Museu sugere fotos, vídeos e livros durante fechamento
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Sala São José dos Campos, na exposição de longa duração do Museu do Folclore de SCJ - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos está fechado desde a última quarta-feira (18), em razão das medidas preventivas tomadas pela Prefeitura e Fundação Cultural Cassiano Ricardo (Boletim do Município 2603), visando combater o contágio e a propagação do novo coronavírus.

Como consequência, as visitas ao museu (áreas expositivas, biblioteca e brinquedoteca) e todas as demais atividades realizadas presencialmente (como o Museu Vivo, aos domingos à tarde) estão suspensas por tempo indeterminado. As atividades serão retomadas tão logo a situação volte à normalidade.

Apesar disso, é possível conferir em vídeos, fotos e textos alguns dos principais acontecimentos recentes realizados pelo museu e livros lançados de 1999 a 2019, que fazem parte da Coleção Cadernos de Folclore. Confira nos links abaixo e aproveite o tempo.

1 - Visita virtual à exposição de longa duração (Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional) / Informações

2 - Exposição temporária: Meu Mundo é de Papel - Eunice Coppi (vídeo) Informações / Fotos

3 - Exposição temporária: Arte e Criatividade Popular - Rejane Aleixo (vídeo) / Informações / Fotos

4 - Exposição temporária: Território de Sonhos e Lembranças - Therezinha Mariano Pinheiro (vídeo) / Informações / Fotos

5 - Projeto de Difusão do Acervo Videográfico (vídeos e sinopses)

6 - Chuva de Anjos - Figureiros do Vale do Paraíba (vídeo)

7 - Homenagem à Dona Lili Figureira (vídeo)

8 - Programa Museu Vivo (123 vídeos)

9 - Coleção Cadernos de Folclore (25 volumes – 1999 a 2019)

Gestão

A gestão do Museu do Folclore é realizada pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. O museu foi criado em 1987 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está localizado no Parque da Cidade, em Santana, região norte.

www.museudofolclore.org

www.cecpdesaojose.blogspot.com