Transporte adaptado terá restrição a partir desta segunda
Atualizado em 22/03/2023 - 10:02
Transporte adaptado serviço para pessoas com mobilidade reduzida. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 21-10-2019
Serão atendidas as viagens para saúde e trabalho, com restrição - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que devido à pandemia do novo coronavírus o serviço de transporte adaptado municipal irá atender apenas usuários que necessitem de tratamento de saúde e com restrições para o trabalho. A medida começa a valer nesta segunda-feira (23), por tempo indeterminado.

Nos casos de necessidade de compromisso no trabalho, somente serão atendidas viagens para os credenciados que não integrarem o grupo de risco. O objetivo é assegurar a saúde de parte do público que utiliza o serviço, considerado de risco.

A Prefeitura recomenda a todos os credenciados, principalmente aos idosos e portadores de doenças crônicas, que evitem utilizar o serviço durante esse período para reduzir a exposição e contato com terceiros.

Por isso, as viagens para educação especial, educação comum, social, esportes e lazer, não serão atendidas.

O serviço de transporte adaptado de São José dos Campos, Acesso Já, é exemplo para outras cidades e recebeu no ano passado o prêmio InovaCidade 2019, entregue apenas para 20 cidades do país durante o Smart City Business Brazil Congress & Expo, o mais importante evento sobre cidades inteligentes da América Latina.

A Prefeitura tem tomado uma série de medidas no combate ao coronavírus. Na quarta-feira (18), a Prefeitura decretou estado de emergência no município por 180 dias, o que permite o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no município.

Entre as ações ligadas à mobilidade urbana, a partir deste sábado (21), todos os cartões do Bilhete Único dos idosos estão bloqueados por tempo indeterminado. E a partir de segunda-feira (23) apenas os idosos que estiverem se deslocando para a vacinação contra a Influenza poderão utilizar o transporte público.

Desde quinta-feira (19), também foram bloqueados os cartões do Bilhete Único Escolar, por tempo indeterminado. A Prefeitura ainda prorrogou a data de vencimento do cartão do Bilhete Único e de estacionamento de idosos e PCD’s (Pessoas com Deficiência).

A operação e oferta do transporte público no município permanecem inalteradas e todas as linhas com os respectivos itinerários podem ser consultados no na página ônibus ou no aplicativo Ônibus na Hora.

Vale ressaltar que todos os veículos do serviço já passavam por limpeza diária antes da pandemia e, atualmente, as empresas que operam o transporte público da cidade reforçaram a higienização dos veículos, com a disponibilização de álcool em gel e limpezas extras com solução bactericida.

Além da higienização dos veículos e passageiros, outra importante recomendação é que as janelas permaneçam abertas para a circulação do ar.