Comitê de Enfrentamento do Coronavírus realiza 1ª reunião
Atualizado em 29/05/2020 - 10:44
Comitê - Coronavírus
Encontro, que aconteceu na sede da Secretaria de Saúde, contou com representantes das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, técnicos e diretores clínicos dos dois hospitais públicos da cidade - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Integrantes do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do novo Coronovarírus (Covid 2019) se reuniram nesta sexta-feira (13) pela primeira vez para discutir o plano de enfrentamento da doença em São José dos Campos.

O encontro, que aconteceu na sede da Secretaria de Saúde, contou com representantes das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, técnicos e diretores clínicos dos dois hospitais públicos da cidade.

O comitê tem a função de articular as ações do Plano de Enfrentamento e Contingência para a doença entre todos os serviços de saúde do município, tanto públicos quanto privados, construindo uma rede de atenção, prevenção e tratamento dos doentes.

As discussões foram pautadas pelas medidas preventivas e terapêuticas que serão tomadas frente a um possível avanço no número de notificações. Hoje, não há caso confirmado na cidade, mas 8 pessoas são consideradas suspeitas e encontram-se em isolamento domiciliar, pois viajaram ao Exterior e apresentaram sintomas compatíveis com a Covid 2019. Outros 11 casos notificados já foram descartados após exames.

Entre as medidas discutidas estão a compra de materiais e insumos com o mínimo de burocracia possível, possibilidade de deslocamento de equipes médicas e de enfermagem entre hospitais, mudanças de fluxo de atendimento e destinação de uma unidade hospitalar específica para atendimento exclusivo dos pacientes com coronavírus, caso necessário.

De acordo com Secretaria de Saúde, não há motivo para pânico, mas a população deve procurar evitar ambientes fechados e com grande concentração de pessoas, além de tomar medidas de prevenção, como lavar sempre as mãos, evitar tossir e espirrar sem a proteção de um lenço descartável e manter a higiene dos ambientes domiciliares.

O grupo se reunirá pelo menos três vezes por semana para o monitoramento dos casos notificados e confirmados da doença e para discutir as ações de assistência. O comitê também promoverá uma interface entre as redes pública e privada de saúde, criando uma rede de informações que visa agilizar o atendimento.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×