Conselho de Esportes se reúne com 30 membros presentes
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Reunião do conselho municipal de esporte 11/03/2020
A primeira reunião teve 'casa cheia', com a presença de 30 dos 36 membros empossados no dia 3 - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (11), na sede da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura de São José dos Campos, a primeira reunião do Conselho Municipal de Esportes.

Compareceram 30 membros, entre os 36 que tomaram posse no dia 3 deste mês. São 18 membros titulares e 18 suplentes, representando o poder público e a sociedade civil.

No encontro, ficou marcado para o próximo dia 1º de abril a aprovação do regimento interno, a eleição do vice-presidente e as primeiras conversas sobre a instalação das futuras câmaras técnicas do conselho.

A primeira reunião também serviu para explicar aos conselheiros algumas normas e diretrizes. Para isso, foi feita a leitura das competências do conselho (capítulo II da Lei 10.048 de 19/11/2020) e do modelo de pré-regimento. Também foi definido que as reuniões do grupo serão mensais, na primeira quarta-feira de cada mês.

Apoio ao esporte

O Conselho Municipal de Esportes foi criado com a missão de contribuir para o futuro da prática esportiva em São José dos Campos. O órgão tem caráter consultivo e sua primeira tarefa importante será a realização da Conferência Municipal de Esportes, durante a qual deverá ser desenvolvido um plano de ações estratégicas no segmento para implantação nos próximos anos.

O grupo conta com a participação da sociedade civil, por meio de representantes de universitários, imprensa esportiva, clubes, entidades sociodesportivas, academias e assessorias esportivas. O setor público está presente com as secretarias de Esporte e Qualidade de Vida, Saúde, Mobilidade Urbana e Educação e Cidadania, entre outras.

O Conselho Municipal de Esportes integra o Comitê dos Conselhos Municipais. Os 29 conselhos já instalados cumprem a função de aumentar a participação popular nas decisões de governo.