Trilha Botânica é atração no Parque Vicentina Aranha
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Oficina de identificação botânica de árvores no  Parque Vicentina Aranha 26/02/2020
Participantes terão a oportunidade de conhecer curiosidades sobre as espécies arbóreas presentes no Parque - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos promove nesta quarta-feira (11), às 15h, uma Trilha Botânica no Parque Vicentina Aranha, na rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana.

O evento é gratuito e não necessita de inscrição prévia. Os participantes deverão se encontrar no Quiosque Companhia Paulista, dentro do Parque.

A atividade, que envolve uma caminhada com duração estimada de 1 hora, visa mostrar aos participantes as riquezas e curiosidades da flora do Parque Vicentina, que conta com um patrimônio arbóreo de cerca de 3 mil árvores e mais de 100 espécies vegetais.

A trilha será guiada Rogério Romero Mazzeo, engenheiro florestal formado pela USP (Universidade de São Paulo) e arborista certificado pela Sociedade Internacional de Arboricultura (ISA). Atualmente, é o coordenador do projeto Arboriza São José e desenvolve trabalhos com identificação botânica, cultivo e manejo de árvores desde 2007. Participou dos principais projetos ligados à flora de São José dos Campos, entre eles o Plano Municipal de Arborização Urbana, o levantamento das árvores do cerrado e o plano de manejo das árvores do Parque Vicentina Aranha.

A ação integra o programa Arboriza São José, desenvolvido pela Prefeitura sob a coordenação da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e conta com a cooperação da OSC (Organização da Sociedade Civil) Associação Amigos da Biblioteca.

Arboriza São José

O programa contempla um conjunto de ações para gestão do patrimônio arbóreo de São José dos Campos, tais como análise preventiva das árvores localizadas em vias públicas, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, além de ações de educação ambiental e comunicação com o objetivo de informar a sociedade da importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana.

O envolvimento dos cidadãos em atividades de interpretação ambiental e ações de plantio e de cuidado com as árvores proporciona o desenvolvimento de vínculos afetivos e de corresponsabilidade na implementação, proteção e conservação das árvores em ambiente público.