Paradesporto inicia 2020 com vitórias em 4 modalidades
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Paradesporto começa 2020 com vitórias
Equipes joseenses de natação (foto) e atletismo paralímpicos ganharam 100 medalhas no último sábado - Foto: Divulgação

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A temporada 2020 dos esportes para atletas com deficiência (ACD) da equipe de São José dos Campos, representada pelo Instituto Athlon, começou com ótimos resultados.

No último sábado (7), 70 atletas disputaram a primeira etapa dos torneios paulistas de atletismo e natação paralímpicos e voltaram com um total de 100 medalhas conquistadas. As duas competições foram realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo.

No Paulista de Atletismo a equipe joseense ganhou 15 medalhas de ouro, 13 de prata e 5 de bronze, totalizando 33 medalhas. No Paulista de Natação foram conquistadas 67 medalhas, sendo 38 de ouro, 20 de prata e 9 de bronze.

Os destaques apontados pelo Athlon foram Vitória Gonçalez na natação e Josef Smith no paratletismo. Vitória, integrante do Programa Atleta Cidadão, da Prefeitura de São José dos Campos, conquistou sua primeira medalha de ouro na modalidade. Josef estreou na equipe e obteve duas medalhas.

Esta foi a primeira etapa dos dois campeonatos. Outras serão realizadas até o final do ano para apontar as equipes campeãs. O atletismo joseense vive uma ótima fase, tendo saltado de um 67º lugar no ranking nacional em 2018 para um 3º lugar, obtido no Brasileiro de Paratletismo de 2019.

Parabadminton

Também no fim de semana (7 e 8), foi realizada a primeira etapa do Circuito Estadual 2020 de Parabadminton, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Os paratletas André Luiz e Neide, da equipe de São José, se destacaram. No individual, André ganhou ouro e Neide ficou com prata. Nas duplas mistas, os dois conquistaram medalha de prata.

A competição reuniu cerca de 300 atletas e contou pontos para o ranking estadual. Foi a primeira etapa de um total de cinco que ocorrerão até o final do ano para a definição dos campeões estaduais.

Goalball

No final de fevereiro, na primeira competição da equipe Athlon / São José, também aconteceu a primeira conquista do ano. Após três dias de jogos, o time joseense foi vice-campeão da Supercopa de Goalball, que reuniu as principais equipes do país. O Sesi-SP foi o campeão e o Santos FC ficou em terceiro lugar.

Criado em 2012, o goalball foi a primeira modalidade desenvolvida pelo Instituto Athlon. Em 2019, subiu da série B para a série A do Campeonato Brasileiro. Em sua estreia na série A, terminou o Brasileiro em terceiro lugar, atrás do Sesi-SP e do Santos FC, equipes que formam a base da seleção brasileira.

Athlon

O Instituto Athlon foi criado em 2011 como Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos. Atualmente a entidade desenvolve nove modalidades esportivas de socialização, integração e de alto rendimento para pessoas com deficiência, envolvendo mais de 100 paratletas com idades entre 12 e 58 anos.

A equipe Athlon / São José dos Campos é apoiada pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).