São José tem 3ª Operação Integrada de segurança de 2020
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
3ª Operação Integrada de segurança de 2020
Agentes de segurança na concentração para a 3ª Operação Integrada de 2020; ações mensais integram o programa São José Unida e contribuem para redução da criminalidade - Foto: Divulgação

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Em mais uma ação do programa São José Unida, que reúne todas as forças de segurança com o objetivo de prevenir a violência e reduzir a criminalidade em São José dos Campos, teve início na manhã desta terça-feira (10) mais uma fase da Operação Integrada.

O trabalho conjunto, o terceiro deste ano, vai durar 24 horas e terminar às 9h desta quarta-feira (11).

Órgãos estaduais, municipais e federais estão atuando de modo articulado em estratégias operacionais para atender as demandas da população.

As atividades visam aplicar a lei, manter a ordem, prevenir crimes, coibir o comércio irregular e identificar pontos críticos, focos da atenção do poder público.

Estão sendo realizados bloqueios para apreensão de armas e drogas, vistorias em veículos, ações objetivando combater os ilícitos ambientais e cumprimento de mandados judiciais, entre outras ações.

A Prefeitura está participando desta nova Operação Integrada com 39 guardas civis municipais e 4 fiscais de posturas, com 18 viaturas e carros e 6 motos.

Também estão envolvidos agentes de mobilidade urbana de São José e equipes das polícias Militar, Civil, Ambiental, Rodoviária Estadual e Federal, do Detran e da Base de Aviação, além de guardas civis municipais e agentes de posturas de Jacareí.

Criminalidade em queda

As Operações Integradas fazem parte do São José Unida, programa implantado pela Prefeitura em 2017 e que tem contribuído para redução constante e progressiva dos índices de criminalidade.

Participam a Guarda Civil Municipal, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.

São José registrou em 2019 a menor taxa de homicídios dolosos (aqueles cometidos intencionalmente) por 100 mil habitantes dos últimos 21 anos. O índice foi de 4,95.

O bom resultado de 2019 comprova a eficácia do São José Unida. Desde que o programa teve início, a queda dos índices de homicídios têm sido constante e progressiva: 6,69 em 2017; 5,58 em 2018 e 4,95 em 2019.

Em 2016, último ano antes da criação do novo modelo de atuação conjunta das forças de segurança, a taxa chegou a 10,88.

As taxas de roubos, assaltos e furtos somados, roubos de veículos e roubos e furtos de veículos somados também despencaram em São José em 2019.

Em todos estes índices, foi o melhor resultado dos últimos 21 anos.