Prefeitura instala aduelas e libera trânsito na estrada do Jaguari
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Ponte do Rio Jaguari  liberada  06/03/2020
Serviço emergencial de recuperação da estrada também inclui contenção de erosão - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu a instalação de aduelas e liberou a passagem de veículos na Estrada Municipal do Jaguari (próximo à Escola Madre Teresa). O serviço faz parte da obra emergencial para a recuperação do trecho que cedeu com as chuvas.

A estrada, localizada em área rural da região norte, foi interditada na noite de segunda-feira (2) pela Defesa Civil para garantir a segurança dos moradores. Na terça-feira (3), a Secretaria de Manutenção da Cidade, que está realizando o serviço, fez uma passagem provisória para os pedestres.

Em substituição a uma tubulação metálica, foram instaladas 10 aduelas de concreto de 2,50m x 2,50m para permitir a passagem do córrego. A estrutura de concreto é mais durável e resistente, reduzindo os custos de manutenção.

O serviço de recuperação continua com a instalação de 60 metros cúbicos de gabião (estrutura armada com malhas de fios de aço e preenchida com pedras britadas) para evitar erosão e desmoronamento.

Nos dias em que o trecho da estrada ficou interditada, o transporte coletivo de passageiros da linha 102 (Jaguari/Vila Dirce) foi feito com baldeação e para os motoristas de veículos comuns a alternativa foi utilizar um desvio pela travessa Monte Elisa Delfim Moreira.