Vacinação contra aftosa tem etapa final na regiao norte
Atualizado em 29/05/2020 - 10:59
Vacinação contra a Brucelose no bairro São João região norte. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 11-03-2020
Produtora recebe no Ponto Rural a declaração de vacinação, que garante ao produtor a comercialização do gado e seus produtos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta segunda-feira (25), a última semana de vacinação contra a febre aftosa. Esta é a primeira etapa da vacinação anual da aftosa, que ocorrerá simultaneamente com a da raiva. Nesta última semana, a programação da vacinação retorna a bairros da região norte. A vacinação é gratuita.

Deste o início deste mês, já foram atendidos produtores de parte da região norte, região leste e do distrito de São Francisco Xavier. No total, a previsão é que sejam beneficiados cerca de 400 produtores rurais de São José dos Campos, que têm predominância do gado leiteiro e o restante, de corte. A coordenação da campanha é da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Declaração obrigatória de vacinação

Devido às medidas da quarentena de combate ao coronavírus, a declaração da vacinação será concedida aos produtores até 30 de junho de 2020, afim de evitar aglomerações nos locais de atendimento. Caso o produtor necessite de ajuda para o preenchimento da declaração, poderá recorrer ao Ponto Rural, que fica junto ao Centro Comunitário do Alto da Ponte.  A declaração oficial de vacinação é fundamental para que o produtor esteja habilitado para comercializar o gado de corte ou venda do leite às cooperativas.

O produtor Antenor Sampaio da Silva, do distrito de São Francisco Xavier, que já teve a oportunidade de vacinar o seu gado, agradeceu a iniciativa da Prefeitura em dar continuidade ao programa de vacinação gratuita da brucelose e da aftosa. Segundo ele, isto tem ajudado os pequenos produtores, que têm menos recursos.

Programas de apoio ao produtor

Quando comparecem ao Ponto Rural para solicitaram a declaração de vacinação, os produtores também recebem informações de outros programas de apoio viabilizados pela Prefeitura.

São apresentados programas como: Produtores Rurais e Produtores de Água, Programa de Saneamento Rural Sustentável, Pró Águas/Rio do Peixe - Sistema Ecológico de Tratamento Local de Esgoto Doméstico.
Esses programas são coordenados pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

Bairros restantes

A vacinação prossegue na próxima semana na região norte nos bairros: Estrada do Sertãozinho, Estrada Alto das Tábuas, Estrada da Água Soca e região do Buquirinha 1.

Contágio

A febre aftosa é uma das doenças animais mais contagiosos e causa grandes perdas econômicas aos produtores. O Brasil é considerado pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como zona livre com vacinação.

A aftosa não representa risco para a saúde humana. A doença não é transmitida pelo consumo de carne, leite e derivados de animais infectados. Alguns casos raros de feridas nas mãos e outros sintomas leves foram relatados em seres humanos que lidavam de forma muito próxima com animais infectados.

Já a raiva animal é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central, tanto do homem como de animais.

Ponto Rural
Rua Alziro Lebrão, 240, Alto da Ponte
Tel. (12) 3911-6915

Tel. (12) 3878-9567