Museu do Folclore comemora Dia Internacional dos Museus
Atualizado em 29/05/2020 - 11:05
Fundo Social de Solidariedade
O Dia Internacional dos Museus é comemorado no mundo todo no dia 18 de maio - Ilustração: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Nesta segunda-feira, 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional de Museus, criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Nesta segunda também tem início a 18ª Semana Nacional de Museus, que se estenderá até o dia 24 com o tema ‘Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão’.

Para comemorar as datas, o Museu do Folclore de São José dos Campos publica um artigo sobre A importância dos museus para a sociedade, escrito pela museóloga Ana Silvia Bloise.

O Dia Internacional de Museus visa chamar a atenção para que os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e de desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos.

A Semana de Museus é uma ação de promoção dos museus brasileiros, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste período museus do mundo todo organizam eventos e atividades a partir do tema proposto pelo ICOM. No último ano, cerca de 37.000 museus, de mais de 150 países, realizaram comemorações.

Nesta oportunidade, todos os museus brasileiros são convidados a refletirem sobre as desigualdades presentes na sociedade contemporânea e sobre a participação construtiva que os museus podem ter no tecido social. São muitas as possibilidades de atuação dos museus, tanto na relação com seus públicos e acervos, como na relação dos museus entre si.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×