Vacinação contra febre aftosa e raiva prossegue na região norte
Atualizado em 29/05/2020 - 11:17
Vacinação aftosa região norte
A vacinação é gratuita e vai ocorrer por mais uma semana em bairros da região norte da cidade - Foto: Divulgação

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos prossegue com a primeira etapa anual da vacinação contra a febre aftosa na próxima semana, de segunda-feira (11) a sexta-feira (15), na região norte. Simultaneamente, será efetuada a vacinação contra a raiva.

A vacinação do rebanho é gratuita e prossegue até 31 de maio, na área rural de São José dos Campos e no distrito de São Francisco Xavier.

Nesta etapa, serão vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. A vacinação é fundamental para garantir a sanidade do rebanho e manter a comercialização da carne para o mercado interno e exportação.

Ponto Rural

Devido às medidas de quarentena de combate ao coronavírus, a declaração da vacinação será concedia até 30 de junho de 2020, afim de se evitar aglomerações nos locais de atendimento ao produtor rural.

Para os produtores que necessitarem de ajuda para preenchimento da declaração de vacinação, poderão procurar apoio do Ponto Rural.

Roteiro dos bairros

A vacinação prossegue na próxima semana, na região norte. Serão atendidos proprietários de animais dos bairros: Estrada do Sobrado 1, Estrada do Sobrado 2, Estrada do Bom Sucesso, Estrada do São João 1, Estrada do São João 2, Estrada do São João 3, Estrada Santo Agostinho de Cima, Estrada de Santo Agostinho de Baixo, Começo da Estrada de Santo Agostinho de Cima, Turvo 1, Turvo 2, Estrada do Jaguari 1, Estrada do Jaguari 2, Estrada da Bandeira, Pau de Saia e Caetê, Estrada Rodolfo Sebastião Alvarenga, Estrada do Florindo e Bairro dos Freitas.  Por motivos técnicos, o roteiro de atendimento poderá ser alterado.

Contágio

A febre aftosa é uma das doenças animais mais contagiosas e causa grandes perdas econômicas aos produtores. O Brasil é considerado pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como zona livre com vacinação.

A aftosa não representa risco para a saúde humana. A doença não é transmitida pelo consumo de carne, leite e derivados de animais infectados. Alguns casos raros de feridas nas mãos e outros sintomas leves foram relatados em seres humanos que lidavam de forma muito próxima com animais infectados.

Já, a raiva animal, é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC), tanto do homem como de animais.

Mais informações

Ponto Rural

Rua Alzíro Lebrão, 240, Alto da Ponte

Tel. (12) 3911-6915

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Tel. (12) 3878-9567

Gestão de Defesa Animal e Vegetal
(formulário da declaração de vacinação)

https://gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

×