Estado anuncia possível retorno das aulas presenciais
24/06/2020 18:07
Volta às aulas e entrega do material escolar no primeiro dia de aula na Emef Leonor Pereira Nunes. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 03-02-2020
Todas as escolas municipais já contam com álcool em gel 70% - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Após anuncio do governo do Estado de São Paulo que prevê um possível retorno gradual das aulas de todo o sistema educacional a partir de 8 de setembro, a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania de São José apontou ações a serem tomadas a partir de setembro.

De acordo com a pasta, todas as medidas terão como base as orientações do Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus com ações que embasam a segurança dos servidores, alunos e familiares.

Inicialmente, serão adquiridas máscaras de tecidos para alunos, professores e equipe gestora das unidades escolares e termômetro para medir a temperatura. Será respeitado ainda um distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes.

Todas as escolas municipais já contam com álcool em gel 70%. Além disso, as unidades recebem desde a última semana de maio o serviço de sanitização com o mesmo produto usado no combate à pandemia do novo coronavírus na China.

Segundo o Governo do Estado, as aulas presenciais para redes públicas e privadas só serão retomadas se todas as regiões do estado estiverem por 28 dias na fase amarela de flexibilização da economia.

A medida prevê ainda três etapas de retomadas das aulas: a 1ª será com 35% dos alunos, a 2ª com 70% e a 3ª e última com 100% dos alunos. Estudantes que não estiverem indo às escolas deverão continuar assistindo às aulas online.