Casas do Idoso fazem mais de 9 mil atendimentos à distância
23/06/2020 18:34
Palestra
Idosos do serviço Centro Dia recebem e desenvolvem atividades em casa com a orientação dos profissionais das Casas do Idoso - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Mesmo com as atividades presenciais suspensas em função da pandemia do coronavírus, as Casas do Idoso da Prefeitura de São José dos Campos continuam levando assistência para aqueles que usam o serviço. Desde o fechamento na segunda quinzena de março até o dia 15 de junho, as quatro unidades contabilizaram 9.393 atendimentos via telefone ou internet.

A assistência de forma remota inclui orientações feitas por geriatras, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, professores de educação física, assim como terapeutas ocupacionais. Tudo para dar continuidade ao acompanhamento dos idosos mesmo durante o distanciamento.

Para a assistente social Érica Cursino Rabelo, há 7 anos na Casa do Idoso Leste, o atendimento remoto chega a ser inovador diante da rotina habitual da unidade. “Estamos acostumados com a presença dos idosos, com o contato próximo, a energia, mas nos adaptamos para continuar junto deles neste momento e está funcionando.”

Ela afirma que a equipe está sempre atenta às necessidades dos idosos. “Fazemos o contato por telefone, mídias sociais e sempre que percebemos sinais de tristeza ou depressão procuramos auxiliar com uma escuta qualificada, orientações, carinho.”

E com esse contato, mesmo que à distância, eles continuam cada vez mais conectados com os profissionais "Eles se preparam para as lives e vídeos que fazemos via Facebook, interagem com a gente, mandam fotos, mensagens. Estão nos surpreendendo”, conclui.

Todos os atendimentos à distância estão disponíveis aos idosos que frequentam os centros de convivência, Centro Dia, assim como os serviços de fortalecimento de vínculos e proteção básica em domicílio de todas as unidades das Casas do Idoso. Somente as lives realizadas no Facebook são abertas ao público.

Nos casos onde o profissional detecta a necessidade da assistência presencial, o técnico vai até a residência do idoso e faz o atendimento pelo lado de fora, com todos os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde.

Interações além das Casas

As lives no Facebook promovidas pelos profissionais de educação física estão contemplando um público muito além daquele que utiliza os serviços das Casas do Idoso.

De acordo com as métricas da mídia social, as 322 lives realizadas pelas 4 unidades geraram 117.263 envolvimentos que incluem visualizações, reações e comentários.

Reunindo todos os serviços, as Casas do Idoso atendiam 6 mil pessoas por mês.

Cuidado sem sair de casa

Além dos atendimentos remotos, aqueles que integram o Centro Dia ainda estão recebendo as refeições em domicílio. Neste serviço, o idoso passa o dia na Casa do Idoso e por conta disso, a entrega da alimentação em casa foi a alternativa para continuar assistindo as famílias na alimentação e nutrição diária.

Uma vez por dia, as equipes percorrem os domicílios entregando o almoço, assim como outras três refeições. Na mesma ocasião já é feita a entrega do kit que corresponde ao café da manhã seguinte para que a família possa prover os cuidados com o idoso.

Neste período, as unidades já levaram 5.908 refeições na casa destes idosos.

Preservando vínculos

Junto com a alimentação, a equipe também leva atividades aos idosos. Desenhos, pinturas entre outras tarefas preenchem a rotina de quem antes passava o dia na Casa do Idoso.

3.725 atividades pedagógicas já foram entregues aos idosos.

Atendimento

Em função da pandemia, não há previsão para a retomada dos serviços.


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