Prefeitura abre novo Eco-PEV e amplia atendimento à população
Atualizado em 10/06/2020 - 16:56
Entrega do PEV Urbanova  10/06/2020
São José tem 15 PEVs espalhados por todas as regiões para o descarte gratuito de materiais - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura entregou nesta quarta-feira (10), o novo PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos) Urbanova, na região oeste. São José dos Campos passa a ter 15 unidades espalhadas por todas as regiões com serviço gratuito à população de descarte de resíduos da construção civil e outros materiais.

A nova unidade é a terceira no modelo Eco-PEV que utiliza soluções ambientais na construção. Entre elas, paredes de solo-cimento, sistemas de captação de água de chuva, telhado em material reciclado e tratamento sustentável de águas residuais. Também foi utilizado concreto permeável no calçamento e instalado um jardim de chuva (sistema de microdrenagem de águas pluviais), além do plantio de pomar de espécies nativas. No espaço tem ainda um galpão para práticas de educação ambiental com a comunidade.

O projeto arquitetônico sustentável foi desenvolvido pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e a obra foi realizada pela Secretaria de Manutenção da Cidade, responsável também pelo gerenciamento dos PEVs.

Serviço oferecido

A população pode levar pequenas quantidades de entulho de construção, reforma ou demolição (tábuas, tijolos, telhas, fiações, tubulações, pisos e materiais de acabamento); móveis e equipamentos domésticos (sofás, cadeiras, geladeiras, armários); eletrônicos, pilhas e baterias; lâmpadas fluorescentes inteiras (até 4 unidades); sobras de podas de jardim; pneus (até 4 unidades); e óleo de cozinha usado. A quantidade é de 1m³ de entulho e restos de poda por descarte, o equivalente ao volume de um porta-malas de carro de passeio ou caçamba de um veículo utilitário.

No primeiro quadrimestre do ano, 58 mil munícipes utilizaram os serviços gratuitos dos PEVs. Foram descartadas 22 mil toneladas de entulho de construção civil, vidro, madeira, restos de poda e ferro entre outros resíduos. Também foram recebidos 33 mil materiais inservíveis como lâmpadas, pilhas, baterias, móveis e pneus.

Endereço Eco-PEV Urbanova

Avenida Dr. Dilson Lara, 80, no Residencial Montserrat.

Segunda-feira a sábado, das 8h às 17h; aos domingo e feriados, das 8h às 12h.

Acesse a relação dos PEVs.