Com segurança, população volta a frequentar o Parque da Cidade
Atualizado em 08/06/2020 - 09:00
Parque da Cidade reabre com restrições. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 06-06-2020
Visitantes de todas as regiões da cidade aproveitaram a reabertura com segurança para a retomada da prática de exercícios e do lazer em família - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Manutenção da Cidade

O Parque da Cidade, na região norte de São José dos Campos, foi reaberto à população neste sábado (6). Para garantir o distanciamento social e um ambiente seguro para os frequentadores, foram definidas regras de acesso e algumas restrições de uso.

Visitantes de todas as regiões da cidade aproveitaram a reabertura com segurança para a retomada da prática de exercícios e do lazer em família. A professora Daniela Barbosa e o filho Vitor, moradores da região norte, gostaram do que viram.

“Essa iniciativa é excelente. Com todo cuidado e precaução, é possível aproveitar o espaço. Estava morrendo de saudade”, disse a educadora.

Morador do Putim, na região sudeste, o segurança Donizete do Santos realizou uma caminhada ao ar livre com a filha Izadora, de 8 anos.

“Ficamos sabendo ontem da reabertura do parque. Esse espaço é grande, amplo, minha filha gosta muito de passear aqui”, contou o pai. “Esse parque é muito legal”, completou Izadora.

Moradores da Vila Guarani, região central de São José, a família Godoy estava ansiosa para respirar o ar puro do parque, cercado por densa vegetação constituída de espécies nativas e exóticas e habitada por uma rica fauna silvestre. Com máscaras de proteção e muita disposição, Rose, Douglas e Alicia Godoy acordaram cedinho na manhã deste sábado.

“Sempre que passava aqui e olhava o parque fechado dava até uma tristeza. Estamos felizes em passear aqui", disse Douglas. “Como os brinquedos ainda estão fechados, fico feliz com o passeio em família”, completou Alicia Godoy.

A decisão de reabrir o espaço foi tomada com o aval do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus da cidade. O Parque estava fechado desde 19 de março, com a adoção da quarentena no Estado de São Paulo. Os demais parques municipais e centros poliesportivos permanecem fechados.

Prevenção

Entre as medidas de segurança e prevenção por conta da pandemia do novo coronavírus, na entrada principal e em outros pontos do parque da Cidade , a Prefeitura instalou banners com todas as regras e orientações para os usuários, além de aviso de interdição de áreas.

O uso obrigatório de máscara, a higienização das mãos com álcool em gel 70% e o distanciamento mínimo de dois metros durante a circulação no parque, inclusive na prática de caminhada e corrida, são algumas das regras de segurança adotadas.

Para assegurar o distanciamento, foram demarcados círculos brancos no gramado, onde as pessoas poderão relaxar, tomar banho de sol e realizar outras atividades.

Moradores do Jardim São Dimas, região central de São José, Ana Clara e Renato Siqueira aproveitaram um dos círculos demarcado no gramado para uma atividade com disco de plástico com a filha Olívia.

“Estava ansiosa pela reabertura do Parque da Cidade. É uma maravilha sair do apartamento e contar com um espaço como esse para respirar ar puro. A atividade física e o contato com a natureza contribuem muito com a saúde emocional”, disse a psicóloga Ana Clara Ribeiro.

Os visitantes que escolheram a manhã de sábado para curtirem a belíssima paisagem composta por jardins, palmeiras imperiais, lagos, ilhas artificiais, bosques e alamedas, contaram ainda com orientações de servidores da Prefeitura e distribuição gratuita de máscaras de proteção.

Restrições

Estão proibidos a prática de futebol e atividades com contato físico; eventos ou celebrações que causem aglomeração de pessoas; e a entrada de traillers ou foodtrucks para comércio de alimentos.

Também foram interditadas várias áreas do parque: Galpão Gaivotas (exceto banheiros), todos os bancos e mesas, sacada da Casa Olivo Gomes, academias ao ar livre da Vila Terezinha e próximo ao Galpão Gaivotas, parquinho infantil, Casa da Ilha, Casarão (exceto banheiros) e o Espaço Quatro Patas.

O Parque da Cidade funcionará em horário normal das 6h às 18h, diariamente.

Manutenção

O Parque da Cidade está pronto para receber a população. Durante o período em que ficou fechado, a Secretaria de Manutenção da Cidade não alterou a rotina diária de serviços de limpeza, jardinagem, pintura e conservação de equipamentos em toda a área do maior espaço público de lazer da cidade.