Moradores elogiam aumento na frota de ônibus em São José
Atualizado em 22/03/2023 - 10:59
Retomada da Atividade econômica Terminal Central 01/06/2020
Serviço passou a operar com 80% da frota desde segunda-feira (1); normas de segurança precisam ser observadas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Com a flexibilização da quarentena, anunciada pelo governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de São José dos Campos aumentou desde segunda-feira (1º), a oferta de ônibus do transporte público para a população. No Terminal Rodoviário Central, por exemplo, uma das principais paradas do serviço na cidade, é visível uma maior frequência de ônibus no local, principalmente nas primeiras horas do dia.

Agora, em mais uma ação em conjunto com as empresas de ônibus e o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, a Prefeitura irá disponibilizar 80% da oferta do serviço. Assim como a flexibilização do governo estadual, a medida é gradativa e será acompanhada diariamente para possíveis ajustes e alterações, com o foco no melhor atendimento aos usuários.

Antes da flexibilização e com uma menor circulação de pessoas nas ruas, o serviço estava operando com a tabela de sábado nos dias úteis, com um reforço nas linhas de maior demanda. A oferta, cerca de 60% da frota disponível, era quase o dobro da demanda para o serviço no período.

A moradora do Jardim Santa Rosa, na região sudeste, Adriana Silva Barros, utiliza o transporte público para ir ao trabalho e notou o aumento de ônibus. “Já tinha que utilizar o ônibus todos os dias. Agora que muita gente voltou a trabalhar eu achei muito bom o número de ônibus aumentar, para eles não ficarem tão cheios e a gente poder ir trabalhar mais tranquilo”, diz.

A medida adotada pela Prefeitura também deixou outros usuários mais tranquilos. Como é o caso do Victor Francisco, que mora no Campos de São José, na região leste. “Todo dia eu dependo do transporte público para ir ao trabalho e estava bem preocupado com as pessoas voltando a trabalhar e ônibus ficando muito cheio. Com mais ônibus na rua dá para ficar mais aliviado”, comenta.

A usuária Adriana Helena, moradora do bairro jardim Minas Gerais, na região norte, também utiliza o transporte público todos os dias, já estava pegando o ônibus mais vazio e elogia a limpeza dos veículos. “Não parei de trabalhar, vejo que o ônibus que utilizo pra ir para o trabalho está sendo limpo desde que a doença começou, acho isso muito importante”, complementa.

Medidas de segurança

Desde o início da pandemia, a Prefeitura tem realizado uma série de ações para conter a disseminação do coronavírus – Covid 19 – e salvar vidas. No transporte público, foram distribuídas gratuitamente máscaras aos usuários dentro dos veículos e nos principais pontos do município.

Os ônibus, que já eram higienizados antes da pandemia, também tiveram e têm recebido uma higienização extra sempre nas paradas técnicas de cada linha. A Prefeitura também realizou o serviço desinfecção nos pontos de ônibus do município.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, reforça que os cuidados para conter a disseminação do coronavírus – Covid 19 – precisam ser mantidos, como o uso de máscaras, sempre lavar as mãos, usar o álcool em gel e evitar tocar os olhos e a boca. Não será permitida a entrada de usuários sem máscaras no transporte público.

Vale ressaltar ainda que todos os funcionários das empresas que operam o transporte público municipal receberam a vacina contra a gripe H1N1, máscaras e álcool em gel. Além disso, não há registro de funcionários contaminados pelo novo coronavírus.

Novos horários e itinerários