São José sedia encontros sobre apadrinhamento afetivo
Atualizado em 29/05/2020 - 10:37
Primeiro encontro de apresentação da proposta do Programa Apadrinhamento Afetivo. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 27-01-2020
Até o fim deste ano, ainda está prevista a realização de dois seminários para profissionais na rede da assistência social dos três municípios - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, começou nesta semana a sediar a série de encontros do programa de Apadrinhamento Afetivo para crianças e adolescentes.

Coordenadas pelo Instituto Fazendo História, as reuniões visam fortalecer os trabalhos já realizados pela assistência social dos municípios participantes, além de criar oportunidades de suporte afetivo para crianças e jovens afastados da convivência familiar ou com poucas chances de adoção.

O primeiro encontro foi realizado nesta segunda-feira (27), na Casa do Idoso Centro, e contou com a participação de representantes de Caçapava e Jacareí, cidades que também integram o programa.

Até o fim deste ano, ainda está prevista a realização de dois seminários para profissionais na rede da assistência social dos três municípios.

Fazendo História

O Instituto Fazendo História é uma entidade não-governamental que atua no desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de acolhimento de longa permanência. A instituição foi escolhida pelo Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) para capacitar municípios do Estado de São Paulo ao programa de Apadrinhamento Afetivo.

Apadrinhamento afetivo

O programa traz para meninos e meninas acolhidos em entidades assistenciais a oportunidade de um suporte afetivo para além daqueles construídos dentro da instituição, sentindo-se mais apoiados e fortalecidos para a construção de uma vida autônoma.

As crianças e adolescentes incluídos no programa têm entre 10 e 17 anos de idade e perspectiva de longa permanência no serviço de acolhimento.

Referência

O Apadrinhamento busca a construção de laços afetivos com outros adultos, que serão referências ao longo da vida das crianças e jovens participantes. O projeto contempla ainda a formação de padrinhos e madrinhas, bem como seminários sobre o apadrinhamento afetivo com profissionais da rede de assistência social das 3 cidades (equipes de serviços de acolhimento, técnicos da vara da infância e juventude e demais profissionais que atuam nos equipamentos da Assistência).

Coordenado pela Vara da Infância e da Juventude, o programa teve início em São José dos Campos em 2017 e conta com a parceria da Prefeitura de São José dos Campos e entidades.