Urbanova recebe Operação Casa Limpa de combate à dengue
Atualizado em 24/01/2020 - 17:30
OPERAÇAO CASA LIMPA ZONA NORTE - 18-12-2019 - LUCAS CABRAL
Nas operações Casa Limpa as equipes, devidamente identificadas, visitam as residências para orientar sobre a retiradas dos inservíveis - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A 6ª Operação Casa Limpa de combate ao Aedes aegypti, a primeira deste ano, será realizada na próxima quarta-feira (29), no Urbanova e adjacências, região oeste de São José dos Campos. A ação é coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura e tem o objetivo de recolher materiais que acumulam água e facilitam a proliferação do vetor transmissor da dengue.

Os agentes do CCZ visitarão 5.500 imóveis, divididos em 274 quadras dos bairros Urbanova 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, Reservas do Paratehy, Residencial Montserrat e Serimbura. A concentração das equipes será no Parque Ribeirão Vermelho, a partir das 8h.

Nos dias 27 e 28 (segunda e terça), as equipes farão as visitas prévias nas residências, informando que os munícipes deverão colocar os inservíveis em frente ao imóvel. No dia 29, das 8h às 15h, os caminhões da Secretaria de Manutenção da Cidade e Urbam passarão recolhendo pneus, latas, potes, garrafas, plásticos e lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis, entre outros.

Durante as operações não são recolhidos terra e entulhos de construção, tábuas, madeiras, móveis velhos, roupas, lixo orgânico, folhas e restos de podas.

Nas cinco operações realizadas até agora foram recolhidos mais de 15 toneladas de toneladas de inservíveis.

Ações de prevenção

Em outubro passado, a Prefeitura lançou o Plano Municipal de Combate às Arboviroses. Entre as ações previstas estão as operações Casa Limpa, a criação das brigadas contra a dengue em cerca de 800 prédios públicos, atividades educativas e distribuição de material informativo.

A primeira etapa do plano começou com uma campanha de publicidade que teve como tema “Não Deixa a Dengue Interromper Vidas”. A campanha está sendo veiculada em TVs, emissoras de rádio, internet e outras plataformas.

Casos

São José dos Campos fechou o ano de 2019 com 667 casos de dengue, sendo 542 autóctones, 113 importados e 12 ainda aguardando definir o local de infecção, com 5 óbitos. Este ano, já foram registrados 16 casos da doença.

Nesta sexta-feira (24) o CCZ concluiu a 1ª Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano, para levantar o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti. Realizada em todas as regiões da cidade, a pesquisa terá o resultado divulgado na próxima semana.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde