Castramóvel faz primeiras castrações em São Francisco
Atualizado em 29/05/2020 - 10:36
Meu PET Feliz Móvel  24/01/2020
A unidade móvel possui centro cirúrgico com capacidade para operar 5 animais simultaneamente - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O primeiro mutirão de castração na unidade móvel veterinária, conhecida como Castramóvel, acontece neste sábado (25), das 8h às 17h, em São Francisco Xavier. Apresentado oficialmente nesta sexta (24), no Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São José dos Campos, o ônibus adaptado fará 220 procedimentos cirúrgicos, sendo 137 em cães (97 fêmeas e 40 machos) e 83 em gatos (37 machos e 46 fêmeas).

Incorporado este ano ao programa Meu Pet Feliz, o Castramóvel irá atender a população que vive em locais distantes e que não consegue levar seus animais para as castrações no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

A unidade possui centro cirúrgico com capacidade para operar 5 animais simultaneamente, além de todos os equipamentos para atendimento de emergências durante os procedimentos e ambiente para repouso no pós-operatório para abrigar até 20 animais.

Em São Francisco, a unidade móvel ficará instalada no estacionamento do salão paroquial. As inscrições gratuitas para estas castrações foram feitas no último sábado (18)

Além da apresentação do Castramóvel para autoridades, representantes da proteção animal, veterinários e população interessada, nesta sexta ocorreram 191 castrações de animais inscritos na 5ª fase do programa Meu Pet feliz e alguns remanescentes da 3ª e 4ª etapas (animais com mais de 20 quilos).

Nerissa Campoi, moradora do bairro 31 de março, levou sua border collie chamada Cacau para a castração e contou que achou ótima a iniciativa do Castramóvel, pois incentiva a população a cuidar de seus animais. Mesma opinião de Eder Alves Gomes, morador do Jardim Satélite e dono de dois gatos, Messi e Braian. “A castração acalma os animais sem tirar-lhes o instinto”, afirmou.

Lorrana Ketelyn Galeano também estava presente no evento. A jovem moradora do bairro Campos de São José disse que “a castração é essencial porque sem ela irá aumentar a quantidade de animais nas ruas”.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×