No ano do 20º aniversário, Atleta Cidadão deslancha em São José
Atualizado em 29/05/2020 - 10:37
Boxe, ciclismo, handebol feminino, ginástica artística e ginástica rítmica foram os destaques de 2019
As 25 modalidades do Atleta Cidadão tiveram 183 competições em 2019; o ciclismo foi um dos destaques do ano - Foto: Divulgação

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O ano de 2019 foi um dos mais expressivos da história do Programa Atleta Cidadão de São José dos Campos. Além de resultados importantes da maioria das equipes das 105 categorias distribuídas em 25 modalidades, o programa foi aperfeiçoado por meio de alteração na legislação municipal. Também em 2019, o Atleta Cidadão completou 20 anos de sua criação.

Durante o ano, as equipes do Atleta Cidadão disputaram 183 competições na região, em dezenas de cidades no estado de São Paulo, em outros estados do país e até no exterior. O ano terminou com 1.412 atletas integrados ao programa.

Nessas 183 competições, o número de conquistas também foi relevante. Nas modalidades coletivas, as equipes trouxeram para São José 35 títulos de campeãs, 37 de vice-campeãs e 29 de terceiro lugar. Nas modalidades individuais, onde contou o desempenho de cada atleta, foram conquistadas 144 medalhas de ouro, 99 de prata e 102 de bronze, dentre outras colocações.

As modalidades que mais se destacaram no ano, segundo apontaram os relatórios preparados pela gestão do programa, foram boxe, handebol feminino, ciclismo, ginástica artística e ginástica rítmica.

[Veja no link um resumo contendo todas as competições disputadas em 2019 e os melhores resultados alcançados.]

Esses resultados foram obtidos graças ao investimento da Prefeitura custeando as despesas com as competições e mantendo uma equipe de 142 profissionais que integram as comissões técnicas, além de uma outra, multidisciplinar, composta por fisiologistas, nutricionistas, psicólogas e orientador pedagógico.

Tudo isto faz do Atleta Cidadão, senão o maior, um dos maiores programas municipais do Brasil dedicados à formação de atletas.

Ano positivo

Segundo o professor de educação física José André Bonafé, supervisor na Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida e atual gestor do programa, “um avanço importante em 2019 foi o maior aproveitamento de equipes do Atleta Cidadão representando a cidade nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, além das competições que as equipes disputam tradicionalmente”.

Mais um destaque mencionado por Bonafé foi a expansão da idade-limite dos atletas que integram o programa. Em 2017, a idade máxima era 17 anos, em 2018 passou a 19 e, no ano passado, chegou a 20 anos de idade.

Outros dados importantes ressaltados pelo responsável pelo programa são o aumento de 39,66% no número de atletas entre 2017 e 2019, além de mais 19,31% no número de categorias esportivas mantidas no mesmo período.

Esse crescimento tem sido possível graças aos investimentos da Prefeitura de São José dos Campos. Entre 2017 e 2019, houve um incremento de 181,78% na dotação anual do Atleta Cidadão.

Aperfeiçoamento

No dia 22 de agosto do ano passado, pelo projeto de lei 274/2019, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, foi atualizada a lei número 6.463, de 2004, que instituiu oficialmente o Programa Atleta Cidadão no município. As mudanças na lei tiveram o objetivo de elevar o nível técnico das categorias de base com a finalidade de formação e descoberta de novos talentos esportivos.

Como funciona

O Atleta Cidadão é um programa de formação desportiva desenvolvido a longo prazo, com os atletas sendo promovidos de uma categoria a outra. Nesse processo, eles são avaliados constantemente quanto a sua evolução técnica e comprometimento com os treinamentos.

Os jovens do Atleta Cidadão participam de campeonatos estaduais e nacionais representando o município. Também integram as equipes que disputam competições organizadas pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, como Jogos Abertos da Juventude, Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.

Ao atingirem os 20 anos de idade, esses atletas deixam o programa e podem passar a integrar as equipes esportivas de rendimento apoiadas pela Prefeitura de São José dos Campos.

O Atleta Cidadão foi criado no dia 26 de maio de 1999, quando o Conselho Diretor do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional) o instituiu no município. O programa começou com as modalidades de futebol e futsal masculino, basquete, natação e vôlei masculino e feminino, na faixa etária de 12 a 15 anos.

Estima-se que, nesses 20 anos, passaram pelo programa mais de 16 mil atletas nas categorias menores e de base.