Programa Atleta Cidadão realiza seletiva de tênis
Atualizado em 29/05/2020 - 10:39
Seletiva de Tênis do Programa Atleta Cidadão no Parque Ribeirão Vermelho. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 15-02-2020
O Atleta Cidadão é um programa de formação desportiva desenvolvido a longo prazo, com os atletas sendo promovidos de uma categoria a outra - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Com o objetivo de selecionar novos atletas nas equipes de base que representam São José dos Campos em competições oficiais, o Programa Atleta Cidadão, realizou neste sábado (15), uma seletiva de tênis para adolescentes de 11 a 15 anos, no Parque Ribeirão Vermelho, na região oeste da cidade.

Praticante na modalidade há um ano, Beatriz Biond de 13 anos, estava animada com a seleção. “Praticava outras modalidades, comecei jogar tênis para realizar algumas partidas com meu pai, adorei o esporte, tênis é diversão”, disse.

Moradora do Bairro Dom Pedro II, a agente escolar Maria Aparecida Lino, destacou os benefícios que a modalidade, proporcionou para a filha Larissa Flauzino, de 12 anos.

“O esporte tira as crianças da rua, a saúde da minha filha melhorou, além disso, a convivência com outras pessoas. Larissa se inspirou no irmão mais velho, que também foi atleta da
Prefeitura. Esse programa é uma grande oportunidade para quem não tem condições financeiras para arcar com os custos”, pontuou.

Próximas seleções

- Futebol masculino sub-11 – Para adolescentes de 11 anos. Dia 17, às 8h30, no Centro Esportivo Vale do Sol.

- Futebol masculino sub-13 – Para adolescentes de 12 e 13 anos. Dia 17, às 14h30, no Centro Esportivo Vale do Sol.

- Futebol masculino sub-15 – Para jovens de 14 e 15 anos. Dia 18, às 14h30, no campo do Parque da Cidade.

- Futebol masculino sub-17 – Para jovens de 16 e 17 anos. Dia 19, às 14h30, no campo do Parque da Cidade.

Como fazer
Os interessados que estiverem nas faixas de idade indicadas deverão comparecer na data, horário e local da modalidade escolhida. Devem levar documento de identidade, comprovante de residência e estarem vestidos para a prática desportiva. Menores de 18 anos de idade deverão estar acompanhados de um responsável legal.

20 anos de Atleta Cidadão

O Atleta Cidadão é um programa de formação desportiva desenvolvido a longo prazo, com os atletas sendo promovidos de uma categoria a outra. Nesse processo, eles são avaliados constantemente quanto a sua evolução técnica e comprometimento com os treinamentos.

Os jovens do Atleta Cidadão participam de campeonatos estaduais e nacionais representando o município. Também integram as equipes que disputam competições organizadas pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, como Jogos Abertos da Juventude, Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.

Ao atingirem os 20 anos de idade, esses atletas deixam o programa e podem passar a integrar as equipes esportivas de rendimento apoiadas pela Prefeitura de São José dos Campos.

O programa terminou 2019 com 1.412 atletas integrados em 105 categorias distribuídas por 25 modalidades. Criado em 1999, no ano passado o Atleta Cidadão completou 20 anos. Estima-se que, nesse período, passaram pelo programa mais de 16 mil atletas.

- Clube Recreativo Orion – Avenida Brasil, 146 – Monte Castelo

- Parque Ribeirão Vermelho – Avenida Maria de Lourdes Friggi, s/nº – Urbanova

- Associação Esportiva São José – Ginásio Linneu de Moura – Travessa César Leite, 345 – Centro

- Centro Esportivo Vale do Sol – Praça Bahia de São Salvador, 342 – Vale do Sol