Oficinas das bibliotecas despertam a curiosidade
Atualizado em 15/02/2020 - 17:35
Oficina de criação de fantoches de feltro Biblioteca Cassiano Ricardo 13/02/2020
Além de brincadeira, os fantoches podem ser utilizados como uma ferramenta rica de aprendizagem. Eles estimulam a criatividade, a imaginação e o raciocínio lógico. Mariana Souza de 11 anos, aprovou a iniciativa - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Em São José dos Campos, a Prefeitura mantém cinco bibliotecas públicas, localizadas nas regiões centro, leste, sul e oeste. Juntas, elas oferecem à população mais de 90 mil títulos para leitura, entre livros, revistas e jornais. Também há um acervo braille.

Além da literatura, os espaços têm conquistado cada vez mais público em atividades culturais, como lançamento de livros, roda de conversa, visita monitorada e oficina. Todos esses eventos têm entrada gratuita.

Nesta quinta-feira (13), munícipes de diversas regiões aprenderam a confeccionar fantoches de feltro na Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, no centro. "Nossa vida é tão tecnológica, esse tipo de oficina proporciona trocas afetivas e a alegria de fazer algo com as próprias mãos", disse a professora Cristina Ragazini, coordenadora da atividade.

Os fantoches podem ser utilizados como uma ferramenta de aprendizagem. Segundo Cristina, eles estimulam a criatividade, a imaginação, o raciocínio lógico, despertam a observação e a atenção, além de exercitarem a memória e a inteligência, ampliando o vocabulário e contribuir para o desenvolvimento físico e psicológico da criança.

A iniciativa foi aprovada pelas alunas. “Gosto de aprender coisas diferentes, minha tia me ajudou a costurar uma boneca, estou feliz com esse aprendizado", disse Mariana Souza, de 11 anos, que estava acompanhada da mãe, Ana Lídia de Lima. Para a psicóloga Barbara Miranda, o aprendizado contribui no ambiente profissional. “Fiquei muito interessada na oficina de fantoches para utilizar nos trabalhos com as crianças no consultório.”

Programação mensal das bibliotecas


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania