Prefeitura planta árvores na ciclovia dos Astronautas
Atualizado em 29/05/2020 - 10:39
Compensação Ambiental na Avenida dos Astronautas 11/02/2020
Novas árvores irão oferecer mais sombra para os usuários, além de contribuir com o paisagismo, conforto térmico e sequestro de carbono na cidade - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos está realizando o plantio de 101 mudas de árvores ao longo da ciclovia que está sendo construída na avenida dos Astronautas, região sudeste, bem como em vias públicas do entorno. Os trabalhos tiveram início na última semana e devem ser concluídos até a próxima sexta-feira (14).

São árvores das espécies Pau de Rosa, Árvore da China, Ipê Branco, Ipê Roxo, Quaresmeira e Sibipiruna, entre outras, que irão oferecer mais sombra para os usuários, além de contribuir com o paisagismo, conforto térmico e sequestro de carbono na cidade.

O plantio na zona urbana faz parte da compensação ambiental pela obra da ciclovia e contempla o plantio de 2.893 árvores para enriquecer a arborização urbana, priorizando a região da obra. Os plantios na avenida dos Astronautas e adjacências totalizam 731 árvores.

Fazem parte desta soma outras 195 mudas que serão plantadas a partir deste mês no bairro Jardim do Lago, e que está em um raio de 2 quilômetros da obra da ciclovia.

Além disso, em 2019, foram plantadas 435 árvores na praça Heróis de Alcântara, localizada na avenida dos Astronautas e em bairros circunvizinhos como Jardim Uirá, Jardim da Granja, Parque Residencial Flamboyant.

O projeto da ciclovia foi concebido visando causar o menor impacto possível às árvores. O traçado inicial, que demandaria a supressão de 405 árvores, foi adequado e reduzido para 141 supressões.

A compensação ambiental também beneficiará outras regiões da cidade carentes de arborização, tendo como base o Plano Municipal de Arborização Urbana.

Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e executados por equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade e Urbanizadora Municipal.

Ciclovia

Com seis quilômetros de extensão, a ciclovia conectará as regiões central e sudeste, integrando o mapa cicloviário pactuado no Plano Diretor do Município (Lei Complementar 612/2018), que traz como diretriz a ampliação e integração das ciclovias da cidade.

A obra visa beneficiar centenas de ciclistas e pedestres que utilizam o trecho diariamente, trazendo mais segurança e qualidade de vida no deslocamento dessas pessoas, incentivando assim a diminuição do uso do automóvel e a redução da emissão de poluentes.