Proposta para crianças da Educação Infantil mobiliza famílias
Atualizado em 02/12/2020 - 09:32
Como principal objetivo da atividade, os poderes dos heróis ou heroínas, contam com poderes que trabalham a formação de valores
Como principal objetivo da atividade, os poderes dos heróis ou heroínas de 4 e 5 anos, trabalham formação de valores - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Toda criança adora histórias que envolvem super-heróis. Pensando nisso, um grupo de 8 professoras e educadoras do Pré 1, do Cedin Maria Aparecida Barboza Pedroza, no Jardim Telespark, região norte da cidade, lançou a proposta “Criando Meu Super-Herói ou Heroína” para cerca de 90 alunos de 4 e 5 anos.

O objetivo da atividade é trabalhar a formação de valores. Além das crianças, familiares e servidores da unidade escolar também compraram a ideia.

Assim, o primeiro vídeo elaborado pelas educadoras, disponível para as famílias por meio do portal Ledi, conta com personagens como a “Super Laço”, que promove a harmonia e a união, a “Mulher Natureza”, defensora da floresta de todos os perigos, e a “Bruxa do Riso”, que tem poção mágica e garante boas risadas.

Para a elaboração do material, professoras e as famílias ficaram responsáveis pela elaboração das roupas e acessórios, além da produção e edição dos vídeos. Assim, por meio de cada devolutiva, os educadores perceberam que a iniciativa foi muito além de uma atividade pedagógica.

"Estamos constantemente buscando estratégias para promover as interações e a participação das famílias, apoiando as crianças em contextos brincantes. Além das professoras, investimos na participação de vários funcionários, que fazem parte do cotidiano da criança na escola, foi um belo trabalho em equipe”, contou a orientadora pedagógica Aline Alves.

Superpoder

“Valentina amou a ideia de criar um super-herói. No caso dela, uma super-heroína com a 'carinha' dela. Ela está em uma fase de curtir as cores e tudo que remete a isso: arco íris, unicórnios, entre outros. Então, ela se realizou criando a “Super-Menina Arco Íris”. A família inteira se envolveu com a atividade”, disse Vanessa Carla Siqueira, mãe da Valentina Lima, de 4 anos.

Já Sofia, também com 4 anos, criou com a família a “Fada do Amor", que conta com uma varinha para derrotar os vilões do mal.

“Essa proposta de criar um herói foi muito bacana e num momento muito propício. Sofia adorou ver o vídeo das professoras, com seus poderes, e se sentiu inspirada para descobrir os dela. Meu esposo fez o escudo, a varinha e o broche com a letra S. Ela escolheu o nome e o poder que queria ter. Aprendemos junto com os pequenos, foi uma bela descontração", afirmou Janaina Farias, mãe de Sofia a “Fada do Amor”.

Formação

Para a elaboração dos vídeos, as equipes contaram com formação e dicas de edição da equipe do Portal do Ledi (Laboratório de Educação Digital Profº Eduardo Augusto Fernandes) que atende os professores da rede de ensino municipal no Centro de Formação do Educador, em Santana, zona norte da cidade.

Por meio do Ledi, educadores de toda a rede municipal tem acesso aos conteúdos pedagógicos aliados à tecnologia, como meio de inserir os docentes na Cultura Digital.