Museu do Folclore comemora 23 anos e lança livro
Atualizado em 03/12/2020 - 22:49
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Capa do 26º volume da Coleção Cadernos de Folclore, que será lançado sábado em live do Museu do Folclore - Arte: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Para comemorar 23 anos de existência do Museu do Folclore, o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil responsável pela gestão do espaço, lançará, no próximo sábado (5), o livro ‘O Museu do Folclore de São José dos Campos – Uma Breve História’. A obra corresponde ao 26º volume da Coleção Cadernos de Folclore. O lançamento será feito de forma virtual pelo Facebook, a partir das 16h.

A cientista social e folclorista Angela Savastano, uma das principais idealizadoras do Museu do Folclore e atual vice-presidente do CECP, diz que “o livro não é sobre uma pesquisa de folclore, mas de um sonho que está se tornando uma realidade”. Ela conta que, ao ler o livro se sentiu uma ‘amazona’, uma guerreira. “A obra me fez refletir que lutar é não se deixar abater com as dificuldades”.

A live de sábado terá as presenças de Angela Savastano, dos historiadores Fábio Bueno e Maria Siqueira Santos, autores do livro, e da gestora do Museu do Folclore, Francine Maia. A transmissão será encerrada com uma apresentação dos músicos Nilton Blau, Kardec Gonzaga e Giba Reis.   

História

Angela Savastano integrou a antiga Comissão de Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), constituída em 1986, juntamente com a criação da instituição. A ideia de criar um Museu do Folclore em São José dos Campos surgiu nas reuniões desta comissão, uma das nove que compunham o Conselho Deliberativo da FCCR, modelo institucional que funcionou de 1986 a 1998. Hoje, o conselho é formado por 27 representantes de 16 categorias institucionais da cidade.

O Museu do Folclore foi aberto, oficialmente, no dia 5 de dezembro de 1997, no Parque da Cidade, região norte da cidade. Desde então, o espaço já teve três exposições de longa duração, realizou várias mostras temporárias de diferentes temas da cultura popular e vem desenvolvendo uma série de projetos e programas voltados a estudiosos, pesquisadores, professores e estudantes. Também possui uma biblioteca especializada em cultura popular e uma brinquedoteca. 

Cadernos de Folclore

A Coleção Cadernos de Folclore é um projeto do Museu do Folclore, publicado pela FCCR e CECP, que tem como objetivo informar e divulgar a cultura popular. A coleção reúne importantes contribuições de pesquisas científicas e relatos de experiências nas áreas do folclore e da cultura popular. A coleção está à disposição na biblioteca do museu, Maria Amália Côrrea Giffoni, e no site do Museu do Folclore, na versão e-book e PDF.

“Quando iniciamos a pesquisa e escritura deste livro, não sabíamos das dificuldades que iríamos encontrar. Parecia simples escrever a história do Museu do Folclore, porém, talvez como todas as histórias quando vistas no detalhe, após as primeiras entrevistas, começamos a perceber que não se tratava de uma história apenas, mas de várias histórias imbricadas”, afirmam os pesquisadores Fábio Bueno e Maria Siqueira Santos.

Gestão

O presidente do CECP, Ricardo Savastano, acredita que a obra possa servir de bússola aos integrantes dos diversos setores da cultura nacional, mostrando como uma ideia surgida do desejo de um pequeno grupo, pode se concretizar num projeto sério, merecedor de apoio das instituições governamentais e privadas; e ofertar ao público um trabalho de excelência.

O CECP foi criado em 1999, como forma de substituir o trabalho que vinha sendo realizado pela Comissão de Folclore. Desde então, a instituição, que não tem fins lucrativos, é responsável pela gestão do Museu do Folclore. Em setembro deste ano teve renovado, por mais dois anos, o termo de colaboração que mantém com a FCCR.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 / www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×