Casas do Idoso: público adere às atividades online
Atualizado em 12/08/2020 - 14:39
Live de encerramento da Gincana da melhor maturidade Casa Idoso Centro  07/08/2020
A live de encerramento da Gincana garantiu 1.300 visualizações, 352 comentários, 99 curtidas e 24 compartilhamentos - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Curtir, compartilhar e participar de atividades diante da tela do computador ou celular já integra o dia a dia de quem antes frequentava as Casas do Idoso de São José dos Campos.

Cada vez mais conectados, os idosos já garantiram a participação em 1.664 publicações, entre lives e vídeos postados nas mídias sociais pelas quatro unidades das Casas do Idoso. Ao todo, de março a julho, as transmissões alcançaram 232 mil envolvimentos que incluem visualizações e reações como comentários e compartilhamentos.

Moradora do Jardim Satélite, a Dona Maria do Rosário de Sousa Ramos, 64 anos, era frequentadora assídua da Casa do Idoso Sul. Ela conta que sentiu muito o fechamento das Casas em função da pandemia, mas com as lives, tudo ficou mais fácil.

“Quando parou tudo, comecei a me dedicar a cozinha e consequentemente a comer mais. Já sofri de compulsão alimentar e por isso não posso me descuidar. Graças às lives feitas pelos profissionais todos os dias de manhã e à tarde, voltei a me exercitar. Não perco uma! Faço alongamento, dança e já perdi os quilos que tinha ganhado”, conta animada.

Reciprocidade

“Professor Luis, amei a aula”

“Tudo maravilhoso”

“Bora dançar com nosso querido professor Luis Fernando”

Comentários como esses são comuns durante as lives. Carinhosos e cheios de saudade, os idosos motivam e preenchem o dia daqueles que se dedicam a continuar assistindo esse público tão especial.

O famoso “professor Luis Fernando” diz que esse carinho é gratificante e não tem preço. “É muito bom continuar fazendo parte da vida deles levando alegria e os benefícios da atividade física mesmo à distância.”

Ele que é professor de Educação Física, especialista em dança e atua na Casa do Idoso Centro há 6 anos, diz que todo essa reciprocidade ainda ajuda a motivar outras pessoas. “Além de incentivá-los a praticar ainda pedimos que eles multipliquem a informação e divulguem as lives, os vídeos para outros idosos participarem. Assim conseguimos chegar a mais pessoas que precisam”, conclui.

Antes da pandemia, as quatro unidades das Casas do Idoso atendiam cerca 6 mil pessoas por mês, em todos os serviços disponíveis. Com as atividades online, a expectativa é de que as atividades estejam contemplando centenas de idosos de toda a cidade.

Mesmo com a retomada gradual do funcionamento do município, ainda não há previsão para o retorno das atividades presenciais nas Casas do Idoso, tendo em vista que os idosos integram o grupo com maior risco de morte pela covid-19.

Gincana da Melhor Maturidade

Neste ano, em função do distanciamento, as atividades da famosa gincana da Melhor Maturidade foram interrompidas logo depois da abertura.

Para garantir que o evento tivesse um encerramento neste ano, a live foi uma alternativa cheia alegria e que atraiu muitas participações.

No dia, 7 de agosto, a live da Gincana garantiu 1.300 visualizações, 352 comentários, 99 curtidas e 24 compartilhamentos.

Orientações

Além das lives de atividades físicas, as Casas do Idoso também promovem transmissões feitas por enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, sempre com dicas e orientações para preservar a saúde e bem estar dos idosos em casa.

Para participar das lives promovidas pelas Casa do Idoso ou assistir aos vídeos, basta acessar as páginas criadas pelos profissionais:

Casa do Idoso Norte
Casa do Idoso Centro
Casa do Idoso Sul
Casa do Idoso Leste

Atendimento a distância

Para os idosos que já integram os serviços das Casas, o atendimento está sendo feito de forma remota, também por telefone.

Consultas com geriatras, esclarecimento de dúvidas com os demais profissionais das unidades é feito diariamente.

Desde o início da pandemia, as Casas do Idoso já contabilizaram:

1.778 consultas médicas por telefone

10.507 contatos telefônicos feitos por assistentes sociais, psicólogos, orientadores, cuidadores, enfermeiros, médicos, entre outros.

Neste período também foram realizadas 1.147 visitas domiciliares para os casos onde foi observada a necessidade da presença do profissional in loco. Todas as visitas foram realizadas considerando o distanciamento e protocolos de higiene necessários para preservar a saúde do atendidos bem como da equipe.

Centro Dia

Para os idosos do Centro Dia, serviço destinado a idosos semidependentes que antes passavam o dia nas Casas do Idoso, a assistência chega diariamente em forma de alimento e atividades.

Uma vez por dia, as equipes percorrem os domicílios entregando o almoço, assim como outras três refeições. Na mesma ocasião já é feita a entrega do kit que corresponde ao café da manhã seguinte para que a família possa prover os cuidados com o idoso.

Junto com a alimentação, a equipe também entrega um kit de atividades para que o idoso possa desenvolver em casa.

Até o dia 30 julho foram entregues 11.804 kits no domicílio dos idosos, atém de 3.596 atividades.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×