TV Câmara dá início às transmissões de videoaulas
Atualizado em 12/08/2020 - 14:40
A iniciativa fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Prefeitura de São José dos Campos tem como principal objetivo contribuir ainda mais com o avanço da aprendizagem dos estudantes da rede municipal - Foto: Divulgação

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A partir desta segunda-feira (10), além das atividades disponibilizadas no site da Prefeitura e no portal do Ledi (Laboratório de Educação Digital), os cerca de 70 mil alunos da rede de ensino municipal, divididos nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental, Atendimento Educacional Especializado e EJA (Educação de Jovens e Adultos) poderão assistir às videoaulas por meio da TV Câmara (canal 7 da Net e 9 da Vivo TV).

O Programa Aula em Casa, constituído por um conjunto de videoaulas alinhadas ao desenvolvimento de habilidades e objetos de conhecimento previstos pelo Currículo da Rede de Ensino Municipal, será transmitido de segunda a sexta-feira, em três horários (9h,14h e 19h). Confira a programação completa que será divulgada toda semana no site da Prefeitura.

As videoaulas ainda serão disponibilizadas no YouTube da TV Câmara e do Portal Ledi. Os alunos que não têm acesso à internet podem retirar o material impresso nas unidades escolares. Além disso, a Prefeitura realiza a entrega das atividades nas residências de cerca de 350 alunos da zona rural do Distrito de São Francisco Xavier.

A iniciativa fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Prefeitura de São José dos Campos tem como principal objetivo contribuir ainda mais com o avanço da aprendizagem dos estudantes da rede municipal de São José dos Campos neste período de atividades não presenciais.

Novas experiências

Sair do ambiente pedagógico e gravar aulas em um estúdio de TV tem se caracterizado como um rico processo de estudo, aprendizagem e colaboração entre docentes e equipes técnicas da Secretaria de Educação e Cidadania e da TV Câmara.

Há 7 anos na rede municipal, a professora Ana Maria Carvalho, da sala de leitura da Emei Maria Aparecida Ottoboni, no bairro Alto da Ponte, classificou a experiência como desafiadora.

“Eu me diverti muito. A equipe da TV Câmara e da Secretaria de Educação foram pacientes. É a primeira vez que gravo em um estúdio de TV e me senti o máximo. Gosto de novos desafios, já quero marcar a próxima videoaula”, contou Ana Maria.

Professora do 1º ano da Emef Sebastiana Cobra, no Jardim das Industrias, Roberta Schutze, que divide o tempo entre a carreira da pedagogia e odontologia, descobriu outras habilidades com as gravações.

“Entre as profissões de dentista e professora, o que eu mais gosto na verdade é da sala de aula. A experiência no estúdio foi bem legal. As luzes, a direção da gravação, é tudo muito novo. Para ficar mais tranquilo, imaginei que a câmera eram meus alunos e assim deu tudo certo”, disse.

Carla Santos, professora de língua portuguesa da Emef Álvaro Gonçalves, no Campo dos Alemães, classificou a atividade como divertida e prazerosa.

“Não é tão difícil como imaginei, fui muito bem acolhida. As gravações renderam boas risadas. Além de passar conteúdo, recebi um grande aprendizado”, concluiu.