Economia com carros elétricos da GCM chega a R$ 1,7 milhão
Atualizado em 12/08/2020 - 14:42
Entrega carros elétricos à Sepac. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 26-07-2018
Guardas civis municipais durante cerimônia de entrega dos carros elétricos em julho de 2018; em 2 anos, foi gerada economia de R$ 1,7 milhão e conquistados avanços no atendimento da população e na preservação do meio ambiente - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Bom uso do dinheiro público, pioneirismo, tecnologia de ponta e excelência no atendimento à população. São muitos os benefícios com a implantação de frota 100% elétrica na GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos, inovação que em 2 anos gerou para a Prefeitura economia de R$ 1,7 milhão.

Deste total, houve redução de gastos de R$ 1 milhão com combustível (gasolina e álcool) e R$ 700 mil com manutenção de veículos (pneus, óleo, mecânica e elétrica, entre outros itens).

Outro avanço é que em 2 anos não houve carro parado para manutenção, o que otimizou e agilizou o atendimento das ocorrências e demandas da população e os trabalhos de preservação do patrimônio público. Antes da frota elétrica, durante o período de um ano os veículos ficavam, em média, cerca de um mês fora de uso.

A implantação do novo modelo foi uma das principais conquistas do programa São José Unida, criado pela atual Administração em 2017 com o objetivo de prevenir a violência e reduzir os índices de criminalidade, o que tem acontecido mês a mês, de acordo com os dados disponibilizados pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

Preservação ambiental

Além da economia para os cofres públicos, houve ganhos ambientais para o município, já que a Administração deixou de emitir cerca de 800 toneladas de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera, ação que equivale ao plantio de 5.600 árvores.

Com a adoção de matrizes energéticas limpas, a nova frota contribuiu para preservação e sustentabilidade ambientais.

Também se reduziu consideravelmente a emissão de poluentes na atmosfera, melhorando a qualidade de vida, reduzindo doenças e garantindo independência da matriz energética baseada em petróleo.

O novo modelo garantiu ainda o cumprimento de uma das premissas da atual Administração, que é a inovação, garantindo novas soluções para velhos problemas.

Trabalho ampliado

Em dois anos, os 30 carros elétricos rodaram 1,7 milhão de quilômetros, distância suficiente para dar 43 voltas ao redor da Terra e ir 307 vezes do Oiapoque ao Chuí, os pontos extremos do Brasil.

Neste período, os guardas civis municipais atenderam 36,5 mil ocorrências, uma média de 50 por dia.

Eletropostos

A Prefeitura já implantou 9 eletropostos em todas as regiões da cidade, o que contribuiu para ampliar a segurança no entorno dos prédios públicos e garantir mais agilidade ao trabalho operacional da GCM.

O décimo posto de recarga será instalado até o final deste ano no recém-inaugurado Arco da Inovação - Ponte Estaiada Juana Blanco, que além de sua importância para a mobilidade urbana já se transformou em um dos principais cartões-postais da cidade.

Carros elétricos e melhorias na GCM

Pioneirismo

• A Guarda Civil Municipal de São José foi a primeira do Ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada no mundo apenas pela China.

• A implantação do novo sistema já virou referência para várias cidades do Brasil e foi recompensada com a conquista do Prêmio Empresa Inovadora Destaque 2019, concedido em setembro do ano passado durante o Innovation Brazil Forum Leaders. A Prefeitura de São José foi a única instituição pública do país entre os 22 premiados.

• Os 30 carros disponibilizados para a Secretaria de Proteção ao Cidadão são mais econômicos, não poluentes, sem custo de manutenção e com ótimo desempenho.

• Eles são utilizados no patrulhamento em vias públicas e, principalmente, nos arredores de equipamentos públicos como poliesportivos, praças, escolas e outros próprios da Prefeitura.

• A viatura é um modelo chinês e tem autonomia para rodar até 400 km com recarga elétrica, que pode ser feita até em uma hora e meia.

Pontos positivos

• A potência no modo “Sport” ajuda no atendimento rápido durante as ocorrências. O modelo é confortável, possui um porta-malas amplo e rodas largas, que garantem maior estabilidade do automóvel.

• Outras vantagens são o silêncio dos veículos em movimento devido ao motor elétrico, o que permite chegar às ocorrências policiais sem chamar atenção, além da disponibilidade permanente da frota e a não emissão de ruídos ou gases, entre outros benefícios.

• O veículo também possui freios ABS para uma frenagem com mais segurança. Em seu modo “ECO”, ou seja, econômico, contribui para a economia de bateria para o patrulhamento preventivo, sem gerar agentes poluentes ao meio ambiente.

Modernização da GCM

• No atual Governo, a Guarda Civil Municipal tem passado por um processo acelerado de recuperação e melhoria de sua infraestrutura e de capacitação de seus profissionais.

• Foram incorporados 100 novos agentes desde o ano passado, o dobro do previsto no concurso público. Com este incremento, o efetivo atual é de 346 homens e mulheres.

• Também foram adquiridos novos fardamentos, armas modernas, coletes à prova de balas, drone, veículos, motos e tablets para melhoria do serviço prestado à população.

• A mais recente tecnologia implementada se refere às microcâmeras nos uniformes dos guardas, medida que entrou em vigor no mês passado que garante mais segurança e transparência para os agentes e os munícipes durante as ações da corporação.

• Todos estes investimentos contribuíram para que a corporação de São José seja desde o início do ano passado a melhor avaliada em termos de satisfação pública entre as 10 maiores cidades de São Paulo, de acordo com pesquisas divulgadas trimestralmente pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).