Desenvolve Vale apresenta atrativos para investidores
Atualizado em 12/08/2020 - 14:42
Videoconferência Desafios da Economia Real 05/08/2020
Videoconferência teve como objetivo apresentar a cidade aos investidores com base em detalhes econômicos e de infraestrutura - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Cerca de 30 empresários dos setores de logística, mercado imobiliário, entre outros, participaram no final da tarde desta quarta-feira (05), de uma videoconferência promovida pelo grupo Desenvolve Vale. O evento foi gerado na Prefeitura e teve como tema “Desafios da Economia Real: A Tendência do Deslocamento do Setor Produtivo para o Interior.

O objetivo da videoconferência foi apresentar a cidade com base em detalhes econômicos e de infraestrutura para receber novos investimentos.

De acordo com a manifestação dos empresários, São José oferece todos os elementos para atrair novos investimentos. O destaque na apresentação ficou por conta não apenas dos recursos de inovação que a cidade dispõe. O capital humano foi apresentado como um dos principais atrativos da cidade, além da infraestrutura em mobilidade urbana e desenvolvimento social, que são oferecidas a quem investe na cidade.

Desenvolvimento sustentável

O Desenvolve Vale é uma plataforma de negócios voltada ao desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

A coordenação do evento este a cargo do empresário Francisco Sawaya. A iniciativa faz parte de uma campanha iniciada em junho, que visa apresentar a cidade para altos executivos de diferentes setores econômicos, principalmente da capital paulista.

A expectativa é que os executivos se interessem pelas condições de qualidade de vida, infraestrutura e ambientes de negócios da cidade, o que facilitará negociações posteriores, sobretudo para o período pós pandemia.

O objetivo é aproveitar o movimento de migração de grandes empresas de São Paulo para cidades do interior, na busca por qualidade de vida, sem perder a boa infraestrutura para os negócios.

Os dados indicam, por exemplo, que o deslocamento médio em São José é 35% mais rápido do que na capital; escolas particulares são 60% mais baratas; e o mercado imobiliário tem preços 60% menores do que os praticados em São Paulo, para imóveis do mesmo porte; entre outros.