Prefeitura registra aumento no número de projetos aprovados
Atualizado em 12/08/2020 - 14:46
Obra de construção civil
Junho teve aumento de 11% no número de projetos aprovados em relação a 2019 - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Henrique Macedo
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A aprovação do Plano Diretor e do novo Zoneamento, em 2019, deu segurança jurídica para novos investimentos em São José dos Campos. Apesar dos graves efeitos da pandemia do coronavírus na economia, a cidade já apresenta alguns sinais positivos que favorecem novos negócios.

De acordo com o departamento de Licenciamento e Fiscalização de Obras, da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, no mês de junho houve um aumento de 11% no número de projetos aprovados em relação ao mesmo mês de 2019, com 221 aprovações assinadas digitalmente. O departamento tem aumentado a eficiência e a celeridade na análise e reduzido gradualmente o tempo de aprovação dos projetos.

Sustentabilidade

Destaque positivo é que, em resposta às inovações trazidas pelo Plano Diretor e o novo Zoneamento, muitos projetos estão sendo protocolados adotando equipamentos e propostas de sustentabilidade no ambiente construtivo, tais como telhado verde, aumento da área permeável e energia solar.

Agilidade

Para facilitar e dinamizar os processos junto à Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, a Prefeitura disponibiliza o Prefbook. Essa ferramenta permite a abertura de processos via web, o que resulta em menor necessidade de deslocamentos dos munícipes, redução no consumo de papel, além de colaborar na diminuição do trânsito e da poluição.