Mutirão pró-vida realiza desinfecção de pontos de ônibus
12/08/2020 14:44
Limpeza nos pontos de ônibus. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 26-03-2020
Funcionários da Prefeitura realizam desinfecção de ponto de ônibus; novo mutirão que será executado nesta terça-feira tem como objetivo salvar vidas e evitar a propagação da covid-19 - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Em mais um mutirão pró-vida, militares do Exército, agentes da Defesa Civil Municipal e funcionários da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) realizarão na manhã desta terça-feira (4) a desinfecção dos terminais rodoviários Central e Intermunicipal e de 20 pontos de ônibus da avenida Andrômeda, na zona sul, que recebem grande número de pessoas todos os dias.

O trabalho, que tem como objetivo evitar a propagação da covid-19, será comandado pelo 6º BIL (Batalhão de Infantaria Leve) de Caçapava, que disponibilizou 23 militares para a missão.

Além da Defesa Civil, a Prefeitura participará com guardas civis municipais e agentes de mobilidade urbana. A Defesa Civil do Estado forneceu as bombas de desinfecção, enquanto a Sabesp disponibilizou água e hipoclorito para a sanitização.

"Este trabalho é fundamental para diminuir a concentração da carga viral e tornar os locais mais seguros para a população. Desde o início da pandemia, já realizamos ações como esta no aeroporto de São José e nas cidades de Caçapava, Lorena e Pindamonhangaba", disse o tenente-coronel José Ricardo Fontes Moita, porta-voz da Força Bandeirantes do Exército na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Transporte mais seguro

A ação desta terça-feira se soma à ofensiva diária da Prefeitura no combate à covid-19 desde o início da pandemia, em março último.

Uma das principais conquistas foi a construção em tempo recorde do Hospital de Retaguarda, em começou a funcionar apenas 35 dias após o início das obras.

Também têm sido realizados mutirões em várias áreas, como a Mobilidade Urbana, para conter a disseminação do novo coronavírus e salvar vidas, tornando o transporte público mais seguro e consciente.

Os ônibus, por exemplo, que já eram higienizados antes da pandemia, têm recebido uma higienização extra ainda nas garagens, antes da primeira viagem, sempre nas paradas técnicas de cada linha, no Terminal Rodoviário Central e na ECO (Estação de Conexão) do Campos de São José, na região leste.

Higiene e saúde

Esta preocupação da Administração com a segurança e saúde dos usuários do serviço tem sido elogiada pela população, que tem se acostumado e colaborado, por exemplo, com as equipes da Urbam (Urbanizadora Municipal) que realizam a sanitização de pontos, praças e terminais.

Ao todo, já foram realizadas mais de 27 mil sanitizações em pontos de ônibus. O serviço é feito diariamente em todas as regiões do município e também inclui o Terminal Rodoviário Central e a ECO do Campos de São José.

Em outra frente de atuação, são executadas desinfecções e sanitizações constantes no Paço Municipal e nos prédios públicos.