Rotatória do Gás avança com obras de nivelamento e escavação
Atualizado em 09/09/2019 - 17:59
Obra Rotatória do Gás 09 09 2019
Uma das frentes de trabalho fica na descida da avenida Tancredo Neves - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A construção da Rotatória do Gás, na região leste de São José dos Campos, atingiu 25% de execução. No momento, a Prefeitura está realizando os serviços de terra armada, nivelamento de estacas e escavação da saída do túnel.

Após a liberação da nova faixa de rolamento no sentido Novo Horizonte, a empresa responsável iniciou o aterro em terra armada na descida da Estrada do Cajuru. Os trabalhos estão sendo realizados em cerca de 300 metros de extensão, que permitirão o alargamento da via.

No perímetro onde ficará o túnel, os trabalhadores estão nivelando as estacas. Das 176 cravadas nos dois lados da futura passagem em nível inferior, mais da metade já está pronta para receber as vigas.

Durante as obras, a Prefeitura recomenda aos motoristas que utilizem rotas alternativas. Quem precisa se dirigir à região do Campos de São José pode acessá-la indo pelo bairro Santa Júlia. Já os que vão no sentido Novo Horizonte têm a opção de ir pelo Santa Inês.

Prevista para ser entregue em maio do ano que vem, a Rotatória do Gás tem o objetivo de melhorar o trânsito no entroncamento da Avenida Tancredo Neves com a Estrada do Cajuru, no Jardim Americano. Serão construídos três trechos de pistas, com asfaltamento de 1,3 quilômetro de extensão. A passagem de nível terá 42 metros de comprimento e será protegida por muros de contenção.

Pelo trecho circulam dezenas de linhas de ônibus e milhares de veículos, além dos caminhões do transporte de carga do setor petroquímico. A obra de mobilidade também vai promover melhorias na acessibilidade e segurança para pedestres e ciclistas.

Vídeo ilustrativo da obra