Cerca de 5.000 desfilam no 7 de setembro em São José
Atualizado em 07/09/2019 - 15:01
DESFILE CIVICO-MILITAR 07 DE SETEMBRO - 07-09-2019 - LUCAS CABRAL
Além das cerca de 4.800 pessoas que desfilaram, milhares foram assistir ao evento - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Governança

A área central de São José dos Campos recebeu gente de todas as regiões na manhã deste sábado (7) para o desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Além das cerca de 4.800 pessoas que desfilaram pelas avenidas Dr. Nelson D’Ávila e Quinze de Novembro, milhares foram assistir ao evento.

Antes, às 8h, autoridades e representantes de forças militares e civis participaram da cerimônia de hasteamento de bandeiras na orla do Banhado. Foram hasteados os pavilhões do Brasil, do Estado de São Paulo, de São José dos Campos e do Mercosul. Ao mesmo tempo, foram executados os hinos Nacional Brasileiro e da Independência.

O desfile começou às 9h25. O dia, que começou frio e com ameaça de garoa, ganhou calor e céu azul, animando os participantes e o público. Um total de 31 entidades e órgãos públicos passou pelos palanques e arrancou aplausos de todos.

Civismo

Em um dos palanques, uma avó orgulhosa se destacava. Laura Ribeiro Ramos cuidava dos netos Miguel, 9 anos, e Davi, 6 anos, filhos de seu genro, o guarda civil municipal Vanderson Vieira. O detalhe é que os dois meninos exibiam fardas da GCM de São José dos Campos.

“Foi minha mãe que fez, gostei de usar”, afirmou Miguel. “Achei muito gostoso desfilar, quero repetir isso no ano que vem”, emendou Davi. Laura não deixou por menos: “São meus patriotinhas”, brincou, aproveitando para elogiar a cidade e o desfile. “É a primeira vez que venho assistir, está tudo muito bonito e organizado. São José dos Campos, que é a melhor cidade que existe para viver, merece isso.”

A cerca de 50 metros de Laura e seus patriotinhas, outro cidadão orgulhoso. Wallace dos Santos, 35 anos, saiu da Vila Tesouro, na região leste, para ver os filhos Felipe, Alice e Laura desfilar. “Eles vão passar no desfile da Assembleia de Deus do Belém”, explicou, completando que acha importante esse ato de civismo: “Faz bem para a formação das crianças”.

Estrutura

A Prefeitura de São José dos Campos montou uma operação para garantir a segurança e o conforto de quem foi ao desfile. A Secretaria de Mobilidade Urbana interditou ruas no entorno desde as 23h da sexta-feira. Logo após o término do evento, por volta de 11h20, rapidamente toda a estrutura foi retirada e as vias foram liberadas para o tráfego de veículos.

A Divisão de Eventos Oficiais mobilizou três ambulâncias para a área do desfile e banheiros químicos foram disponibilizados em vários trechos. Um setor foi reservado para portadores de necessidades especiais.

Quem desfilou

- DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial)
- Tiro de Guerra
- Corpo de Bombeiros