Expo Ciee fecha sábado com bom público no Cefe
Atualizado em 28/09/2019 - 17:05
FEIRA EXPO CIEE - 28-09-2019 - LUCAS CABRAL
Público lotou a Expo Ciee, encerrada neste sábado, no Cefe, em São José dos Campos - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Luiz Fischer
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu, neste sábado (28), sua participação na Expo Ciee (Centro Integração Empresa-Escola). O evento, iniciado na sexta-feira (27), reúne instituições de ensino e empresas e é voltado ao público jovem que busca oportunidades de estágio.

O evento, no Cefe (Centro de Formação do Educador), teve como atrativos oferta de vagas de estágio, arena de games, palestras e estandes informativos.

A Prefeitura montou um estande institucional na Expo. No local, estiveram presentes setores como o Conexão Juventude, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças, Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) e Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).

Para o mecânico de aeronaves Carlos Eduardo do Nascimento, 35 anos, a feira é muito importante para os mais jovens. O morador da região leste foi ao evento com o filho, Luan do Nascimento, de 16 anos.

“É muito interessante, pois os jovens estão tendo a oportunidade de obter orientações e direcionamento em busca de emprego e também uma visão para o futuro.“

O público recebeu orientações e tirou dúvidas sobre o estágio na área pública. Além disso, recebeu informações sobre os serviços voltados aos jovens no município e fez testes rápidos de saúde.

Feira estudantil

Segundo os organizadores, a Expo Ciee é a maior feira estudantil da América Latina focada na educação, capacitação, orientação e direcionamento profissional do público jovem.

Para Guilherme Rosa supervisor do CIEE em São José dos Campos o objetivo é promover um encontro entre empresas e instituições de ensino, e dar orientações aos jovens, proporcionando a troca de informações direcionando e ampliando a visão dos jovens acerca da formação e do crescimento profissional.

Contratações no setor público

De acordo com o Ciee, a Prefeitura de São José está entre as que mais contrata estagiários no setor público, no estado de São Paulo. A administração mantém, em média, cerca de 1.500 estagiários nos setores municipais. Um destaque é a Secretaria de Educação e Cidadania, que conta com cerca de 1.200 estagiários na área de Pedagogia.