Concurso sobre alimentação saudável premia alunos
Atualizado em 20/09/2019 - 19:17
CEFE 01-02-2018
A premiação dos alunos que participaram do concurso de alimentação saudável acontecerá no Cefe - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos promove na próxima segunda-feira (23) a cerimônia de premiação dos alunos das escolas municipais de ensino fundamental que participaram do Concurso de Curta Metragem em Promoção da Alimentação Saudável na Adolescência. O evento ocorrerá a partir das 14h no Cefe (Centro de Formação do Educador), que fica na avenida Olivo Gomes, 250, em Santana.

O concurso foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde, por meio do programa de Nutrição, em parceria com a Secretaria de Educação e Cidadania (Serviço de Orientação Educacional).

O concurso teve como objetivo estimular entre os jovens a reflexão sobre a importância da alimentação adequada e saudável nesta faixa etária, por meio da produção de um material educativo, na forma de vídeo, valorizando protagonismo juvenil.

O concurso teve a adesão das 43 escolas municipais de ensino fundamental com alunos matriculados nos oitavos e nonos anos, que participaram em duplas. Será entregue um troféu por escola, além de certificados para os dois alunos vencedores de cada escola.

Os jovens elaboraram um vídeo com cerca de 2 minutos, referente à promoção da alimentação saudável na adolescência, no qual poderiam abordar os seguintes eixos: a importância da nutrição na adolescência nos dias atuais; somos aquilo que comemos: slow food X fast food; consumo de alimentos ultraprocessados e sustentabilidade; cantinas saudáveis; atividade física e alimentação na adolescência; seja um Master Cheff saudável na sua família.

Hábitos alimentares

O período da adolescência é caracterizado por transformações físicas, psicológicas e comportamentais, onde a alimentação representa um papel importante, tanto do ponto de vista nutricional (para garantir adequado crescimento e desenvolvimento), quanto da formação de hábitos alimentares.

As escolhas alimentares durante a adolescência sofrem influências de inúmeros fatores, destacando-se as preferências alimentares de amigos e parentes, bem como do conteúdo divulgado pelo marketing.

Deste modo, os adolescentes enquadram-se numa categoria extremamente vulnerável, com relação às escolhas alimentares, tradicionalmente compostas por lanches e por alimentos de alta densidade calórica e ultraprocessados (fatores de risco para o excesso de peso corporal e demais doenças e agravos não transmissíveis).

Recentemente, eles encontram-se influenciados por modismos alimentares que restringem determinados grupos alimentares e podem acarretar em prejuízos à saúde.