Educação Financeira promove campeonato de cofrinho
Atualizado em 18/09/2019 - 10:28
Para aprenderem economizar, os alunos com idades entre 11 e 12 anos criaram o próprio cofrinho, a atividade com o utensilio que comporta moedas, ultrapassou os muros da escola - Foto: Divulgação

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Com o objetivo de contribuir na criação de uma geração de pessoas independentes financeiramente, que aprendem desde cedo a utilizar o dinheiro de maneira saudável e consciente,  alunos do 6º ao 9º ano da Rede de Ensino Municipal de São José dos Campos, participam duas vezes por semana de aulas de enriquecimento curricular onde são trabalhados os temas: consumo consciente , educação fiscal, educação financeira e educação empreendedora.

As aulas de educação financeira visam ainda, orientação em relação a um consumo consciente no desenvolvimento social, econômico e cultural a partir de informações que contribuem para a compreensão do consumo, direitos e responsabilidades.

Pensando nisso, a equipe gestora da Emef Profª Otacília Madureira de Moura, localizada no bairro Vila Nova Conceição, região sul da cidade elaborou um campeonato de cofrinho de moedas com duas turmas de 6º ano.

Para aprenderem economizar, os alunos com idades entre 11 e 12 anos criaram o próprio cofrinho, a atividade com o utensilio que comporta moedas, ultrapassou os muros da escola, oferecendo praticidade também, para os comerciantes do bairro.

“Criamos uma planilha para lançar todo valor que entra e sai, a ideia é valorizar as moedas, que estão sumindo do mercado. Quando o cofrinho está na metade, acompanho os estudantes até os comércios do bairro e trocamos por cédulas”, explicou a professora de enriquecimento curricular, Berenice Ambrósio.

Os valores economizados por cada aluno estão anotados em uma planilha. O estudante de cada turma que economizar mais, vai receber da professora no início de outubro um mp3 como prêmio.

Consumo consciente

Além das aulas de consumo consciente, educação fiscal, educação financeira e educação empreendedora a rede de ensino municipal de São José conta com os programas:

Jovens Empreendedores Primeiros Passos em parceria com o SEBRAE que promove o fomento à cultura empreendedora na rede de ensino municipal. Para alunos do terceiro e sexto ao nono ano.

Educação Fiscal que objetiva fornecer aos alunos o conhecimento sobre os tributos e a administração pública, valorizando a democracia e a função social da tributação. Realizado em parceria com a Receita Federal/CEDEMP o programa é oferecido aos alunos de 12 a 14 anos da rede de ensino municipal.